LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA

CAMPUS GRAJAÚ


 O que faz um profissional formado em licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais - Química?

Funcionando na modalidade licenciatura interdisciplinar presencial, tem por objetivo formar professores para o Ensino Fundamental na área de Ciências Naturais – Química, Física e Biologia – e para o Ensino Médio, na área de Química.

O que você aprende?

Planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) nas séries finais do Ensino Fundamental e de Química para o Ensino Médio.

E depois de formado?

Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental e Médio, que requer conhecimentos sobre os fundamentos da área de Ciências Naturais, domínio e reflexão sobre temas e questões relativas aos conhecimentos da Química, bem como sobre a mediação didática destes conhecimentos em saberes escolares.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, elabora e analisa material didático, realiza pesquisa em educação e pode contribuir profissionalmente em outras áreas no debate interdisciplinar.

Qual a duração do curso?

A UFMA, no câmpus de Grajaú, oferta 60 vagas anuais com entrada única, no turno noturno com duração de 8 semestres letivos ou 4 anos.

Quais atividades extracurriculares o curso oferece?

O Cienatec (Grupo de pesquisa em ciências naturais e biotecnologia), que desenvolve trabalhos para o desenvolvimento científico e tecnológico da cidade de Grajaú, engloba linhas de pesquisa nas áreas de biologia, química, física e educação, além de estudar as áreas de ciências de materiais, biotecnologia, nanotecnologia, ciências ambientais e química computacional.

O projeto “Astronomia no Sertão”, realizado em parceria com o câmpus local do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), conta com ações de extensão e ensino e tem o intuito de divulgar e incentivar o conhecimento científico por meio da astronomia. O projeto também promove cursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

E o Programa de Educação Tutorial (PET), que desenvolve atividades que contribuem com a formação plena dos bolsistas e agregam valor científico, tecnológico e de formação cidadã, utilizando-se do tripé ensino-pesquisa-extensão.

Onde encontrar na UFMA?

O Câmpus Grajaú fica localizado na Avenida Aurila Maria Santos Barros de Sousa, s/n, no Loteamento Frei Alberto Beretta.


FOTOS



Depoimentos:

“O curso me proporcionou um ensino de excelência que me oportunizou entrar no mestrado em Nanobiotecnologia na Universidade de Brasília”.

Joabe Araújo, que aos 23 anos entrou em 1º lugar no mestrado em Nanobiotecnologia da UnB.


“Todos os professores que passaram por mim durante minha trajetória no curso deixaram uma marca e contribuíram para a profissional que sou hoje. Tenho muito a agradecer a eles e também a toda a estrutura oferecida no câmpus de Grajaú da UFMA”.

Ana Kelly Oliveira, mestre e doutoranda em matemática pela USP.