LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

CAMPUS GRAJAÚ

Qual a proposta do curso?

Funcionando na modalidade licenciatura interdisciplinar presencial, tem por objetivo formar professores da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental, e de Geografia com atuação no Ensino Médio.

O que você aprende?

Planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Humanas nas séries finais do Ensino Fundamental e de Geografia para o Ensino Médio.

E depois de formado?

Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental e Médio, que requer conhecimentos sobre os fundamentos da área de Ciências Humanas, domínio e reflexão sobre temas e questões relativas aos conhecimentos da Geografia, bem como sobre a mediação didática destes conhecimentos em saberes escolares.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, elabora e analisa material didático, realiza pesquisa em educação e pode contribuir profissionalmente em outras áreas no debate interdisciplinar.

Qual a duração do curso?

A UFMA, no câmpus de Grajaú, oferta 60 vagas anuais com entrada única, no turno noturno com duração de 8 semestres letivos ou 4 anos.

Quais atividades extracurriculares o curso oferece?

O curso destaca 3 grupos de pesquisas: o Filosofia da Cultura, o Pesquisas Geográficas e Interdisciplinares - Meio-Norte e o Núcleo de Estudos em Cultura, território e ambiente.

Onde encontrar na UFMA?

O Câmpus Grajaú fica localizado na Avenida Aurila Maria Santos Barros de Sousa, s/n, no Loteamento Frei Alberto Beretta.

 

Depoimentos 

“Eu tenho experiência ministrando aulas de História para alunos do 6° ao 8° ano do ensino fundamental, a capacidade é graças a esse curso que está me habilitando cada vez mais para o ingresso como profissional da educação e por isso não tive dificuldades quando comecei na área, pois o curso me dá um devido preparo teórico e prático para a execução enquanto professor”.

Adail Ribeiro França.



 

“O curso de ciências humanas foi sempre um sonho pessoal que eu tinha em fazer, pois sempre fui apaixonado pela profissão de professor, e ser professor não é simplesmente passar conhecimento, mas um eterno aprendizado para que possa ser o melhor mestre possível para seus alunos.”

Adoan Oliveira da Silva.