ZOOTECNIA
CAMPUS CHAPADINHA
O que faz um profissional formado em zootecnia?
O Zootecnista é o profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou daqueles em domesticação (silvestres) e pelo processamento dos seus produtos. Entendendo criação como todo o complexo que engloba desde o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, nutrição na forma de pastagens e rações balanceadas, as instalações que aliam conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e os trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.
O que você aprende?
As disciplinas combinam áreas ligadas às Ciências Biológicas, como melhoramento genético, técnicas de reprodução e nutrição, com matérias de administração de empresas, aliando competências técnicas e de gestão.
E depois de formado?
Poderá atuar em cooperativas; agroindústrias; propriedades rurais; empresas de equipamentos e insumos agropecuários; empresas de nutrição animal; empresas de industrialização e processamento de produtos de origem animal; empreendimentos agropecuários próprios; empresas de melhoramento genético; empresas de agronegócio; empresas de consultoria agropecuária autônoma ou empresarial; organizações não-governamentais, órgãos públicos e privados de ensino, pesquisa e extensão.
Qual a duração do curso?
O curso funciona de maneira integral com duração do curso de 4,5 a 9 anos.
Onde encontrar na UFMA?
O curso fica localizado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) no Câmpus de Chapadinha, no endereço BR 222 km 4, s/n, bairro Boa Vista, Chapadinha, MA.
DEPOIMENTOS
“As aulas são ministradas da forma mais didática possível, buscando sempre a interação dos alunos com suas vivencias aos conteúdos ensinados. Assim como as aulas práticas em laboratórios com as disciplinas de química, microbiologia, e aulas nos próprios setores da universidade com caprinos, ruminantes. Também foram realizadas diversas visitas técnicas e aulas práticas em algumas disciplinas.”
Aline Ferreira, 9° período.
“No ano passado, fiz estágio curricular na Universidade Federal do Goiás, na fazenda escola de bovinocultura leiteira. Fazenda na qual apresentava 45 animais produzindo 700 litros de leite por dia. Eu desenvolvia atividades como manejo de animais, alimentação, ordenha e inseminação. Foi uma grande experiência, repleta de novidades e aprendizados, voltei fortalecido. Com isso a universidade tem sido determinante na transformação de minha vida.”
Pedro Carvalho, 9º período.
“Eu já tive a oportunidade de ser monitor de algumas disciplinas, participei de estágio dentro da própria universidade na área de ovinocultura, participação em eventos na universidade e fora dela, além de dia de campo organizado por grupo de pesquisa e extensão.”
Thiago Silva, 7º período.
“Sendo filho de produtor de leite, fiquei sabendo do curso de Zootecnia quando a propriedade da minha família recebeu a visita de um mestrando que estava desenvolvendo uma pesquisa. Iniciei o curso de Zootecnia no ano seguinte, em 2015, e ainda no primeiro semestre, iniciei a participação no grupo de pesquisa em pecuária leiteira e na empresa júnior. Descobri e fortaleci minha afinidade com o empreendedorismo e com a pesquisa, assumindo pouco tempo depois a diretoria da empresa e uma bolsa de extensão no grupo.”
Paulo Damasceno, ex-aluno.
“Durante a graduação eu participei de cinco projetos de pesquisa, nas áreas de entomofauna, anatomia, avicultura e piscicultura, o que proporcionou uma aprendizagem abrangente das áreas de atuação de um zootecnista e me motivou a seguir na área de pesquisa. Atualmente, sou mestranda do curso de Ciência Animal na UFMA.”
Antonia Cardoso, ex-aluna.
FOTOS