BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS BALSAS

O que faz um bacharel em ciência e tecnologia?

O Bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional com perfil generalista que pode atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia, como pesquisador, gestor ou consultor.

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) constitui-se base para o primeiro ciclo dos Cursos de Engenharia da UFMA e que adotem o modelo de formação em dois ciclos por meio de seletivo interno para aluno egresso do BICT. São eles: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial (Conveniado ao ITA).

O que você aprende?

A formação possibilita agregar uma formação geral, humanística e científica com aprofundamento no campo das Ciências e das Tecnologias (incluindo disciplinas como física, matemática, química, letras, administração e componentes das áreas tecnológicas); forma profissional com sólidos fundamentos teóricos e práticos, e com uma visão integrada dessas diferentes áreas do saber; e possibilita ao estudante a aquisição de competências e habilidades específicas para o aprendizado no campo da Engenharia.

E depois de formado?

Pode atuar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu; trabalhar no comércio ou em instituições financeiras que atuem com gerenciamentos de serviços e produtos relacionados à área de Ciência e Tecnologia; optar por dar continuidade aos seus estudos em cursos de formação específica; realizar concursos públicos; empreender seu próprio negócio em Ciência e Tecnologia ou áreas afins.

Qual a duração do curso?

O prazo médio de duração do BICT é de 6 semestres, ou seja, 3 anos. No entanto, o aluno tem a oportunidade de dar continuidade à formação optando por um segundo ciclo em uma das Engenharias específicas oferecidas aos concluintes do curso.

Onde encontrar na UFMA?

No Câmpus Balsas, localizado na Avenida MA 140, KM 04, no município de Balsas, MA.

Experiência de um ex-aluno Formado no Curso:

Me chamo Felipe Matias, sou da primeira turma do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFMA de Balsas-MA, turma esta que iniciou no ano de 2013. Oriundo de um ensino médio público, tive bastante dificuldade nas primeiras disciplinas do curso, cheguei a ter três reprovações e pensei em desistir, mas graças a Deus perseverei e aprendi como estudar. Desenvolvi alguns trabalhos científicos na área de química sob  a coordenação da prof. Drª Maria Regina, inclusive um desses trabalhos foi apresentado na 66ª Reunião Anual da SBPC em Rio Branco no Acre, cujo título foi ESTUDO ESPECTROSCÓPICO DA INTERAÇÃO DO NOVO COMPLEXO Mg-Law COM A ALBUMINA SÉRICA HUMANA. Me tornei aluno de iniciação cientifica pela FAPEMA, e após concluir o Bacharelado em Ciência e Tecnologia optei em cursar a segunda parte do curso na UFMA de São Luís, onde fui monitor das disciplinas de Mecânica dos sólidos e Geologia. Neste período tive a oportunidade de participar da 19º edição do COMBRASEG (Congresso Brasileiro de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica) em Salvador/BA, onde apresentei um trabalho com o título: ESTABILIDADE DE TALUDES MARGINAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE BIOENGENHARIA DE SOLOS NO RIO BALSAS-MA. Fiz a escolha de terminar todas as disciplinas e Monografia para então, ir em busca de um estágio. Iniciei em uma construtora na cidade de Paço do Lumiar e antes de me formar fui efetivado na mesma com o cargo de analista, logo em seguida fiz algumas pós-graduações na área de segurança do trabalho e estruturas, e no ano de 2018 recebi o título de engenheiro Civil. Atualmente sou professor substituto na UFMA de Balsas e trabalho como engenheiro projetista, prestando alguns serviços para algumas cidades do estado do Maranhão.

 Fotos:

 Defesa TCC II

 Defesa de TCIC II do aluno Felipe Matias, Liza Rubia  e Luana da Costa. Na foto também estão presentes os professores Mateus, Regina e Edson.

Primeira turma de formandos

        Primeira Turma de formandos do Curso.