Programas Especiais - Parfor

 

Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR)

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para atender as finalidades da Lei nº 8.405, de 09 de janeiro de 1992, alterada pelo art. 15 da Lei 12.695 de 25 de julho de 2012, em consonância com as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e suas modificações posteriores. O Parfor visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

O Plano visa a formação de professores que atuam na educação básica, que envolve desde a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de professores que não possuem formação acadêmica superior, ou que já possuem, mas mais estão atuando fora da sua área de formação inicial. Este processo de formação é responsabilidade das Universidades públicas e particulares cujo têm convênio, e abrange todas as áreas de conhecimento.

Por meio do PARFOR a UFMA oferece os cursos de Matemática, Educação Física, Filosofia, Letras Inglês, Letras Espanhol, História, Geografia e Pedagogia abrangendo os municípios de Codó, Lago Do Junco, Buriti Bravo, Lago Da Pedra, Cururupu, Monção, Urbano Santos, Santa Inês, Pio XII, Poção De Pedras, Lagoa Grande, Grajau, Jenipapo Dos Vieiras, Bom Jesus Da Selva, Buriticupu, Estreito, Sitio Novo, Maracaçumé, Matões Do Norte, Apicum Açu, Buriticupu, Peri Mirim, Governador Nunes Freire.

Para maiores informações, entre em contato com a Diretoria de Ações Especiais, através do email daesp.proen@ufmal.br e do telefone: 3272-8047 e Ramal 8056 e 8863.