Notícias

UFMA realiza a exposição “Bumbafonia – a magia está no ar”, de Marcos Belfort

publicado: 01/05/2026 17h27, última modificação: 01/05/2026 17h27
 Exp.bumbafonia de mai. de 2026, 17_15_04.png

São Luís - A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), anuncia a abertura da exposição artística “Bumbafonia a magia está no ar”, do artista maranhense Marcos Belfort, no dia 07 de maio (quinta-feira), ás 18 horas, no Palacete Gentil Braga, Rua Grande, centro-782.

A exposição ressignifica os sons que atravessam a vida cultural maranhense. Em “Bumbafonia”, essas referências aparecem como forma de traduzir, em pinturas e esculturas, a força da cultura popular e o papel da comunicação, especialmente do rádio, na difusão dessas expressões.

As obras são produzidas a partir de materiais que seriam descartados, como tampinhas de recipientes, garrafas PET, metais, papéis, tecidos e outros resíduos de produtos industrializados. Ao transformar esses elementos em arte, Marcos Belfort evidencia sua preocupação com a preservação ambiental, a reciclagem e a ressignificação do lixo, criando peças que unem memória, identidade, criatividade e consciência ecológica.

A trajetória artística de Marcos Belfort inclui sua primeira exposição individual, “Quando nascem flores pelo abstrato real do chão”, realizada em 2022 e suas participações em mostras coletivas, destaca-se “Encantos e Mistérios – Viva São João!”, em 2024. 

Formado em Rádio e TV pela UFMA, em 2005, Marcos Belfort atua como sonoplasta da Rádio Universidade desde então. Também teve passagem pela Assessoria de Comunicação da UFMA, entre 2012 a 2021, e participou, produziu e dirigiu de produções cinematográficas e sonoplastias. 

Ações do documento

registrado em: