Notícias
Projetos do Oportuniza+ de Imperatriz, da UFMA, são habilitados no Programa Rouanet da Juventude
Imperatriz, Maranhão – Dois projetos inovadores, desenvolvidos pela turma de Projetos Sociais do Programa Oportuniza Mais de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foram habilitados na primeira fase do Edital de Chamamento Público MinC nº 1/2025 – Programa Rouanet da Juventude. A notícia foi divulgada na última segunda-feira (30) pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (SECFC). O sucesso dos projetos é fruto da dedicação dos estudantes e da orientação do Prof. Dr. Witembergue Zaparoli, responsável pela instrução da disciplina.
A iniciativa de submeter as propostas surgiu durante o componente curricular que abordava editais de projetos sociais, culturais e esportivos. "A intenção surgiu quando nós estávamos no componente curricular, falando sobre editais, editais de projetos sociais, editais culturais, esportivos e aí, no exato momento, o projeto da Lei Rouanet da Juventude estava aberto, contemplando exatamente jovens de 19 a 25 anos de idade", explica o Prof. Dr. Witembergue Zaparoli.
As propostas habilitadas, concebidas pelos alunos, abrangem diferentes vertentes culturais:
- Pinturas em painéis: Um projeto focado em pinturas em painéis artísticos em comunidades e ruas de quatro municípios, com ciclos de oficinas de formação que culminariam na criação de um painel em cada cidade. A escolha de múltiplos municípios reflete uma estratégia para ampliar o impacto e a abrangência da proposta.
- Narrativas audiovisuais indígenas: A segunda proposta mergulha no campo audiovisual, buscando retratar as narrativas de estudantes indígenas que residem em aldeias mas estudam na cidade, ou que se mudaram para centros urbanos em busca de educação, evidenciando os desafios e a realidade desses jovens no processo educacional.
A relação completa das propostas habilitadas pode ser consultada no anexo "Propostas Habilitadas" (documento SEI 2249695), e a lista das propostas inabilitadas está disponível no anexo "Propostas Inabilitadas" (documento SEI 2249690) do edital divulgado pelo MinC.
Oportuniza+: Qualificação e Inclusão para um Futuro Melhor
O Oportuniza+ é um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). A iniciativa visa ampliar o acesso à qualificação profissional, oferecendo capacitação em diversas áreas do conhecimento. Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa Manuel Querino e o apoio de diversas Prefeituras Municipais pelo Maranhão, o projeto busca fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade. O Oportuniza+ oferece cursos profissionalizantes gratuitos e acessíveis para o público entre 15 e 29 anos, com foco no desenvolvimento regional, preparando cidadãos para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo local.
Ações do documento