Estão abertas as inscrições para a 47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema 2024

publicado: 20/02/2024 09h36, última modificação: 20/02/2024 09h37
0639e2c2-54db-415d-97fe-c1962e9e5648.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), promoverá, de 7 a 14 de junho, de forma híbrida, a 47 ª edição do Festival Guarnicê de Cinema 2024. As inscrições estão abertas até o dia 19 de março de forma on-line via Google Forms e são gratuitas, por meio  do site do guarnicê.

O festival busca difundir as produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre realizadores de países ibérico-americanos e de língua portuguesa. O evento se constitui de mostras competitivas, mostras paralelas, mostras especiais, mostras competitivas com regulamento próprio (Faz Todo Sentido, Jogos Digitais e Mostra Universitária), seminário acadêmico Ciência Cine Guarnicê e ações formativas. As mostras competitivas contemplam filmes de longa-metragem, curta-metragem e videoclipes, sobre quaisquer temas e que tenham sido finalizados a partir de junho de 2022.

Desde 1977, a UFMA realiza o Festival Guarnicê de Cinema, e, a partir de 2020, foi adotado o formato híbrido ao evento aumentando o seu alcance e colaborando com a sua proposta de expandir o acesso ao audiovisual brasileiro. Na última edição, o festival alcançou quase 60 mil espectadores com sua programação presencial e on-line.

Além de propagar a produção audiovisual brasileira para que alcance um público maior nos territórios onde a língua portuguesa é predominante, o Guarnicê busca estimular a cadeia produtiva do cinema. Nessa edição, o festival ofertará cerca de R$ 60 mil em premiações. O melhor filme de longa-metragem nacional receberá um prêmio de R$ 20 mil, enquanto o melhor curta nacional receberá R$ 10 mil, ambas as categorias são pagas pelo próprio festival.

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) também destinará dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses nas categorias longa-metragem, curta-metragem e melhor obra eleita por júri popular.

O edital para as inscrições está disponível no link.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas