Conheça a profissão do Cantor Lírico, comemorado hoje, dia 22 de julho

publicado: 29/07/2022 18h55, última modificação: 29/07/2022 18h55
c7b4f65b-cca8-402a-9d6b-9d7b5ddfea09.jpeg

Nesta sexta-feira, dia 22 de julho, é comemorado o Dia do Cantor Lírico. Conhecido por cantar sem o uso de microfone em apresentações, o profissional recebe esse nome devido à sua ligação com o instrumento musical chamado lira. A marca registrada do lirismo é a expressão dos sentimentos por meio da música, que utiliza a potência da voz e suas variações melódicas. Por isso esse tipo de canto é mais comum em apresentações teatrais, casamentos, concertos e cerimônias.

A voz é produzida pela combinação do ar que sai pelos pulmões e pela força muscular realizada pela laringe. Para o professor Alberto Dantas Filho, do departamento de Música da Cidade Universitária Dom Delgado, mesmo que o cantor lírico use com mais frequência os tons de grave e agudo, os cuidados com a saúde vocal são os mesmos para qualquer cantor. “A voz humana é uma adaptação, possui um esforço glótico e fisiológico. É importante evitar o tabagismo, praticar atividades físicas, dormir bem, ingerir bastante água e, se possível, descansar após as refeições”, explicou.

A diferença entre o cantor lírico e o cantor popular se dá pelo fato de o primeiro ser conhecido por ter uma educação musical formal e por utilizar uma técnica denominada canto tecnicamente impostado, com repertório específico e erudito, em apresentações como, por exemplo, óperas, oratórios e cantatas. Já o segundo nem sempre possui esse tipo de educação musical, e, caso não tenha, isso não é fator determinante de sua eficiência. Geralmente, ele é celebrado pelo uso da voz em um espectro restrito, com um tipo de comunicação mais informal, coloquial e cotidiana.

O docente avalia a data como uma parcela importante na história brasileira. “Para a música, como um todo, o canto lírico é parte integrante de nossa cultura musical, haja vista a importância ideológica que a ópera e a música sacra lírica tiveram para as elites do período monárquico no Brasil. O cantor lírico é uma espécie de porta-voz de uma prática musical que fundamentou o nosso Romantismo e ditou os primeiros modelos interpretativos de nossa música popular urbana”, afirmou.

Para os interessados que desejam seguir carreira em canto lírico, Alberto dá as dicas: “É preciso ter formação erudita, um estudo técnico para compreender o repertório técnica e historicamente. Também é preciso ter idade adequada; ter estudo de duas ou mais línguas, como o inglês e o italiano; e ingressar em uma instituição básica de ensino fundamental da música e seguir até a Pós-Graduação prática”, orientou.

Saiba +

A UFMA, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, promove o projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti). Entre as ações da Uniti, está o Coral Canto da Lua, que promove com idosos as técnicas do canto lírico.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque