Notícias
Aula Inaugural do Projeto Oportuniza Mais marca início das atividades em Imperatriz
AUniversidade Federal do Maranhão realizou na tarde do dia 18 de fevereiro a aula inaugural do projeto Oportuniza Mais, no auditório da UFMA - Imperatriz.
A cerimônia de boas-vindas aos alunos teve a presença de autoridades da UFMA, como a pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC), Zefinha Bentivi; o coordenador geral do Oportuniza Mais, Roni césar Araújo; a diretora da Diretoria de Assuntos Culturais, Rosélis Câmara e representantes da Prefeitura de Imperatriz e parceiros do projeto, como o secretário de Desenvolvimento Regional, Esmeradson de Pinho e a secretária da mulher de Imperatriz, Liana Melo.
O Oportuniza Mais é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, dentro do Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Em Imperatriz, o Oportuniza Mais vai atender 499 alunos em 14 turmas. Estão sendo ministrados os cursos de Agente de combate a endemias, Assistente de logística, Assistente administrativo, Agente de projetos sociais, Preparador de doces e conservas e Recepcionista em serviços de saúde. As aulas são ministradas pelo corpo docente e técnico da UFMA e funciona nas instalações da Universidade.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, comemorou o sucesso do projeto em Imperatriz, com a grande procura pelos cursos. “Nesse momento a alegria é imensa porque estamos fazendo a aula inaugural deste programa na UFMA de Imperatriz. E a demanda foi imensa, temos quase 500 jovens inscritos. Isso é que se faz quando instituições se reúnem, quando pessoas se reúnem e essa junção toda está fazendo com que o Oportuniza Mais qualifique profissionalmente e principalmente, qualifique socialmente os jovens dessa região”, celebrou.
O coordenador geral do Oportuniza Mais, Roni césar Araújo, lembra que além de Imperatriz, o projeto já qualificou jovens em São Luís e deve alcançar outros quatro municípios maranhenses. “O projeto é uma importante uma parceria da UFMA, por intermédio da Pró- reitoria de Extensão, e do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. Tem como proposta oportunizar para jovens e trabalhadores de 16 a 29 anos, uma série de cursos de qualificação. Ele está sendo pensado para pelo menos seis municípios aqui no Maranhão. Estamos com inscrições abertas em Balsas e posteriormente em outras cidades e está sendo muito bem-sucedido” relata.
A importância da qualificação profissional em Imperatriz foi destacada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Esmeradson de Pinho “Esses cursos que estão oferecidos, nós acreditamos que aqueles que conseguirem concluir, e eu espero que sejam todos, eles terão o final de um diferencial competitivo e serão inseridos no mercado de trabalho. Todo empregador vai querer uma pessoa que tem 200 horas de qualificação pela Universidade Federal”, destacou.
O jovem Emanuel Feitosa agora é aluno do curso de Recepcionista em Serviços de Saúde. “Estou muito animado, quero adquirir experiência, aprender mais e receber um diploma”, conta.
Por: Elenir Castro - UFMA Imperatriz
Ações do documento