Notícias

Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF)

publicado: 18/07/2022 10h58, última modificação: 18/07/2022 10h58
2017 - atual

O tema alvo deste INCT é considerado estratégico para o desenvolvimento energético do Brasil. Os investimentos de pesquisa em energias oceânicas e fluviais nos últimos anos tem sido irrelevante no País, desestimulando a formação de recursos humanos e as atividades de pesquisa nas universidades. Esta visão está complemente conflitante com os enormes esforços e investimentos que são realizados na Europa para desenvolver técnicas para extrair energia dos oceanos e de rios com pequenas quedas, dos potenciais remanescentes de bacias hidrográficas já exploradas, de potenciais hidrocinéticos e de sistema não convencionais para geração de hidroeletricidade . O setor energético brasileiro tem concentrado seu interesse no petróleo, gás, hidroeletricidade de grande porte e recentemente, de forma ainda tímida, em energia eólica. Os indicadores de crescimento da carga e as dificuldades ambientais para construir novas usinas hidrelétricas estão levando a um aumento da participação dos combustíveis fósseis na geração de energia, colocando o Brasil na curiosa posição de andar na contramão das tendências mundiais. Pouco se conhece do potencial oceânico no Brasil; a pouca informação disponível está em estudos globais realizados do exterior. Através desta proposta pretende-se aglutinar os poucos grupos de pesquisa no Brasil com trabalhos em energia no mar, fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas ou atividades aderentes, para deflagrar um processo de colaboração consistente interinstitucional coma valiosa colaboração de especialistas internacionais que decorra na geração de conhecimento, elaboração de protótipos e a formação de recursos humanos em energia oceânicas e fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Osvaldo Ronald Saavedra Mendez - Coordenador / José Gomes de Matos - Integrante / Shigeaki Leite de Lima - Integrante / Segen F. Estefen - Integrante / Denisson Queiroz Oliveira - Integrante / Maamar El-Robrini - Integrante / Audalio Rebelo Torres Junior - Integrante / TIAGO FILHO, GERALDO LÚCIO - Integrante / Francisco Sávio Mendes Sinfronio - Integrante / Francisco José Silva Dias - Integrante / Felipe Pimenta - Integrante.
Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Link: Página INEOF

registrado em: