Novo filme de Sergio Rezende abre o Guarnicê Edição 44

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 04/09/2021 19h57, última modificação: 04/09/2021 19h57
cartaz_ojsdm_artefinal.jpg

O Jardim Secreto de Mariana, de Sergio Rezende, será o filme de abertura do Festival Guarnicê de Cinema 2021.

A exibição acontece no dia 17, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Em breve, as reservas poderão ser feitas pelo site guarnice.ufma.br.

Homenageado nacional do Guarnicê, Sergio Rezende é um dos mais consagrados diretores do cinema brasileiro. Realizou 14 longas, entre os quais ‘’O Homem da Capa Preta’’, ‘’Lamarca’’, ‘’Guerra de Canudos’’ e ‘’Zuzu Angel’’. Em 2010, teve o seu filme ‘’Salve Geral’’ indicado pelo Brasil ao Oscar. Na televisão, escreveu e dirigiu a série ‘’Questão de Família’’. Seu último filme havia sido ‘’O Paciente – O Caso Tancredo Neves’’.

O Jardim Secreto de Mariana é protagonizado por Andréia Horta e Gustavo Vaz. O longa foi gravado em quatro semanas no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.

Com a pandemia, a obra maturou por um ano até poder retomar a pós-produção e ser finalizada.

“Essa longa espera acabou sendo boa para o filme, pude revê-lo com um novo olhar e fazer várias mudanças. Espero que para melhor”, comenta Rezende.

O filme tem produção da Arpoador Audiovisual e da Morena Filmes e coprodução da Globo Filmes. A distribuição é da H2O Films.

Confira a sinopse:

João (Gustavo Vaz) e Mariana (Andréia Horta) são apaixonados, mas têm sua relação interrompida de maneira intempestiva. Cinco anos depois da separação abrupta, ele decide seguir seu instinto e parte numa longa jornada de bicicleta para tentar convencê-la de que o romance nunca deveria ter acabado. O amor, que ainda existe entre os dois, é então posto em xeque

Elenco principal

ANDRÉIA HORTA - Mariana

GUSTAVO VAZ - João

PAULO GORGULHO - Zé Cristiano

DENISE WEINBERG - Linda

Direção - Sergio Rezende

Produção - Erica Iootty

Produtores Associados - Mariza Leão, Carlos Diegues

Roteiro - Sergio Rezende

Colaboração de Roteiro - Maria Rezende

Fotografia - Felipe Reinheimer, ABC.

Montagem - Maria Rezende, EDT.

Música - Berna Ceppas

Direção de Arte - Raphael Vinagre

Figurino - Joanna Ribas

Maquiagem - Adriano Manques

Produção Executiva - Tathiana Mourão e Cristiane Façanha

Produção de Elenco - Marcela Altberg

Produção de Finalização - Thiago Pimentel

Som Direto - Felipe Machado

Edição de Som - Tomás Alem, Bernardo Uzeda

Mixagem - Rodrigo Noronha

Distribuição - H2O Films

Produção - Arpoador Audiovisual e Morena Filmes

Coprodução - Globo Filmes

O Guarnicê 2021

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro em formato híbrido, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão.

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.