Inscrições para monitoria nas ações formativas do Guarnicê continuam abertas

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 04/09/2021 16h48, última modificação: 04/09/2021 16h51
AÇÕES FORMATIVAS.png

Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de setembro no SigEventos. As vagas são exclusivas para estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As oficinas e os minicursos terão duas vagas para monitores e carga horária de 20 horas. As masterclass terão somente uma vaga e carga horária de quatro horas.

Os monitores vão auxiliar a organização das ações formativas e facilitar a comunicação entre ministrantes e ouvintes. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão o acompanhamento do chat e o repasse de dúvidas para os professores.

As ações formativas

Sete oficinas serão realizadas em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC), sempre das 8 às 12 horas. Entre os dias 13 e 17 de setembro, ocorre a oficina de roteiro com Elzemann Neves. Todas as outras oficinas serão realizadas entre os dias 20 e 24 de setembro. São elas: atuação, com Victor Silper e Tiago Andrade; direção, com Larissa Figueiredo; fotografia, com Cleumo Segond; montagem, com Marilia Moraes; produção, com Erika Araújo e som para cinema com Bianca Martins.

A programação inclui ainda três minicursos, todos realizados entre os dias 20 e 24 de setembro, de 8 às 12h, pelo Google Meet. ‘’Cinema e educação em tempos de vigilância e resistência’’ será ministrado por Adriana Fresquet; ‘’Criatividade e processos criativos’’ por Fernando Mozart e ‘’Estéticas e políticas do olhar feminista no cinema: Laura Mulvey e outras lentes’’ por Marina Fuser.

No dia 23 de setembro, Murilo Santos apresenta a masterclass ‘’Olhar audiovisual: contextualização e protagonismo’’. No dia seguinte, ‘’Storytelling’’ é o tema do masterclass ministrado por Emiliana Pomarico com mediação de Márcios Fábio. As masterclass serão transmitidas no canal do festival no Youtube

As inscrições para as ações formativas também são feitas pelo SigEventos.

O Guarnicê 2021

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro em formato híbrido, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão.

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.

Confira o kit de imprensa do festival.