Guarnicê Itinerante promove sessões de cinema gratuitas no interior do Maranhão

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 10/11/2021 14h49, última modificação: 10/11/2021 15h05
44 FGC - ITIN PINHEIRO_CARD 1 (1).png

Após a realização do festival em São Luís, o Guarnicê agora percorre municípios do interior do Maranhão promovendo sessões de cinema e ações formativas.

Realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Guarnicê Itinerante tem o objetivo de expandir a abrangência do festival e contribuir com a democratização do acesso ao cinema.

As primeiras apresentações serão feitas na sexta-feira (12) em Pinheiro e no sábado (13) em São Bento. O roteiro inclui ainda as cidades de Chapadinha, Timon, Imperatriz e Itinga.

O projeto é patrocinado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo do Maranhão.

A programação é composta por uma sessão de curtas-metragens participantes do Guarnicê 2021 e por oficinas de stop-motion destinada a alunos da rede pública de ensino. Todas as atividades são gratuitas.

Pinheiro e São Bento

Na sexta-feira (12), em Pinheiro, serão realizadas oficinas de stop-motion na Escola Presidente Médici. Já a mostra de cinema será exibida na Praça da Família, a partir das 18:30h. A programação na cidade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pinheiro.

No sábado (13), em São Bento, as oficinas cinematográficas ocorrem na Escola Piamarta. Os filmes serão exibidos na Praça Carlos Reis, também a partir das 18:30h. As apresentações são apoiadas pela Prefeitura Municipal de São Bento.

Os resultados das oficinas serão apresentados nas praças, antes das sessões de curtas-metragens.

Cronograma

No dia 26 de novembro, o Guarnicê Itinerante visita a cidade de Chapadinha. No dia 27 é a vez de Timon.

O projeto encerra o roteiro com apresentações em Imperatriz e Itinga nos dias 3 e 4 de dezembro.

Programação

A mesma sessão de curtas-metragens do Guarnicê 2021 será apresentada em todo o percurso do Guarnicê Itinerante. A mostra é composta pelos seguintes filmes:

Título: As Novas Aventuras do Kaiser

Diretor: Marcos Magalhães

Duração: 11 minutos

Gênero: Animação/Infantil

Sinopse: Em visita à Biblioteca Nacional, Guilherme e Olívia acidentalmente libertam o Kaiser, primeiro personagem da animação brasileira, e agora precisam evitar que ele destrua o mundo inteiro após um século aprisionado.

Título: A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra a Lixeira Furada e Capitão Sujeira

Diretor: Beatriz Ohana

Duração: 15 minutos

Gênero: Animação/Infantil

País: Brasil

Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Título: Anastácio, o vagabundo

Diretor: Jean Goldenberg-Boás

Duração: 5 minutos

Gênero: Comédia

País: Brasil

Sinopse: Anastácio, mostra a vida de um vagabundo pra lá de malandro, driblando a vida difícil que ele leva, com muito humor. O filme nos retrata as situações das quais a nossa vida cotidiana nos faz refletir sobre nossas ações, questionamentos que passamos através da nossa consciência. O que podemos e não podemos fazer, o certo e o errado, e quais as consequências que isso nos traz.

Título: Murada

Diretor: Ralph Campos

Duração: 19 minutos

Gênero: Ficção/Comédia

País: Brasil

Sinopse: Para superar o distanciamento social, Dona Odete, 60 anos, uma senhora aposentada, passa seus dias se dedicando à rádio comunitária do bairro. Quem sofre todos os dias com o barulho da rádio dela é o seu vizinho de muro, Chico, 25 anos. Ele é um ator de teatro que se mudou para Bento Ribeiro há apenas três meses e está sem perspectiva para voltar aos palcos. Os dias vão passando e mesmo isolados, esses vizinhos vão precisar resolver as suas diferenças, na tentativa de suportar a quarentena.