Guarnicê Itinerante promove oficina de stop motion em Imperatriz e Itinga

publicado: 06/12/2021 16h45, última modificação: 07/12/2021 15h09
Estudantes da rede municipal e estadual participaram de oficina e produziram curtas usando a técnica orientada, um celular e criatividade.
guarnicê_imperatriz08.jpg

Cerca de 100 estudantes participaram da oficina de Stop Motion como parte das atividades promovidas pelo projeto Guarnicê Itinerante, realizado no último fim de semana nas cidades de Imperatriz e Itinga, localizadas na região sudoeste do estado. Para a maioria dos estudantes, este foi o primeiro contato com produção cinematográfica.

Na tarde da última sexta-feira (03), a oficina foi ministrada no Centro de Ensino Urbano Rocha. Após a palestra dos monitores sobre a técnica e a importância no processo de aprendizagem, foram formados grupos de produção.

A estudante de 16 anos, Tainá Sila Torres, destacou que a oficina tem como diferencial a linguagem acessível ao público o que desperta a criatividade. “Foi uma oportunidade muito boa para todos os estudantes. Foi divertido, no começo tivemos um pouco de dificuldade, mas com a orientação da monitora Sara, conseguimos desenvolver a ideia e foi gratificante construir um trabalho criativo em conjunto com meus colegas”, ressaltou.

O envolvimento do público adolescente com técnicas de produção do audiovisual desperta a aprendizagem da criação, que envolve criatividade, emoções, sensações, subjetividades e conhecimento do outro. “É uma satisfação receber a equipe do Guarnicê que vem somar com o trabalho que desenvolvemos na escola. A comunidade estudantil já participa de aulas de teatro, com a temática afro, agora tiveram a oportunidade de trabalhar cinema por meio da oficina o que estimula ainda mais a capacidade de dialogar de forma crítica e representar através da arte seus anseios”, observou Gizelda Pereira do Nascimento, diretora da escola.

No sábado (05), estudantes da Escola Municipal Raimundo Pires Chaves, em Itinga, também tiveram a oportunidade de aguçar a criatividade e desenvolver microfilmes utilizando a técnica Stop Motion. Carlos Eduardo Reis, de 14 anos, contou que a oficina foi uma oportunidade para conhecer mais sobre o universo que ele pretende seguir carreira, o cinema. “Esta atividade me deu a oportunidade de ter contato com algo que tenho como propósito de vida, já que quero fazer faculdade de artes visuais. A arte, de forma geral, faz parte da minha vida e achei muito interessante participar da oficina”, afirmou.

Com as tecnologias de comunicação de informação (TCIs) cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, torna-se imprescindível a adaptação de práticas educacionais que estimulem o bom uso das TCIs. Para professora e diretora da escola, Leidinete Nascimento Silva, proporcionar interação entre conteúdo e novas ferramentas facilita o processo de aprendizagem. “A vivência com a arte estimula um olhar diferenciado sobre as questões sociais e culturais. Eu acredito que cada experiência pode proporcionar novos estímulos que devem ser aproveitados em sala de aula. Com a oficina será possível a troca de conhecimento entre professor e aluno, valorizando as novas habilidades adquiridas, as aulas podem se tornar mais dinâmicas”, disse a professora.

O resultado das tardes de oficinas foi visto pelos moradores das duas cidades na programação desenvolvida durante a noite. Após passar por Imperatriz e Itinga, o Guarnicê Itinerante encerrou a edição 2021.

Por Nicia de Oliveira