Guarnicê Itinerante exibe Muleque Té Doido em Imperatriz

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 01/12/2021 10h19, última modificação: 01/12/2021 10h19
O evento é gratuito. A sessão será realizada sexta-feira na Beira-rio
1567684922-123716837-810x471.jpg

Muleque Té Doido - Mais Doido Ainda é o terceiro filme da franquia de maior sucesso do cinema maranhense. A comédia dirigida por Erlanes Duarte será apresentada em Imperatriz na sexta-feira (3), na Beira-rio, a partir das 18:30h. O filme é a atração principal do Guarnicê Itinerante, projeto realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além de Muleque Té Doido, serão exibidos quatro curtas-metragens da seleção 2021 do Festival Guarnicê de Cinema. Todos os filmes possuem classificação indicativa livre. O Guarnicê Itinerante já visitou as cidades de Pinheiro, São Bento, Chapadinha e Timon. As últimas apresentações serão feitas em Imperatriz no dia 3 e Itinga no dia 4.

O evento também promove oficinas de stop-motion, técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. As oficinas serão destinadas a alunos do Centro de Ensino Urbano Rocha. O resultado das oficinas também será apresentado na Beira-rio.

A diretora de Assuntos Culturais da UFMA e coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, enfatiza que o projeto ‘’contribui com a democratização do acesso ao cinema maranhense e brasileiro, realizando exibições em praça pública com o objetivo de alcançar mais gente’’.

O Guarnicê Itinerante é patrocinado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo do Maranhão e tem apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz e da Fundação Cultural de Imperatriz.

Conheça os filmes que serão apresentados:

Mostra de curtas-metragens:

Título: As Novas Aventuras do Kaiser

Diretor: Marcos Magalhães

Duração: 11 minutos

Gênero: Animação/Infantil

Sinopse: Em visita à Biblioteca Nacional, Guilherme e Olívia acidentalmente libertam o Kaiser, primeiro personagem da animação brasileira, e agora precisam evitar que ele destrua o mundo inteiro após um século aprisionado.

Título: A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra a Lixeira Furada e Capitão Sujeira

Diretor: Beatriz Ohana

Duração: 15 minutos

Gênero: Animação/Infantil

Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Título: Anastácio, o vagabundo

Diretor: Jean Goldenberg-Boás

Duração: 5 minutos

Gênero: Comédia

Sinopse: Anastácio, mostra a vida de um vagabundo pra lá de malandro, driblando a vida difícil que ele leva, com muito humor. O filme nos retrata as situações das quais a nossa vida cotidiana nos faz refletir sobre nossas ações, questionamentos que passamos através da nossa consciência. O que podemos e não podemos fazer, o certo e o errado, e quais as consequências que isso nos traz.

Título: Murada

Diretor: Ralph Campos

Duração: 19 minutos

Gênero: Ficção/Comédia

Sinopse: Para superar o distanciamento social, Dona Odete, 60 anos, uma senhora aposentada, passa seus dias se dedicando à rádio comunitária do bairro. Quem sofre todos os dias com o barulho da rádio dela é o seu vizinho de muro, Chico, 25 anos. Ele é um ator de teatro que se mudou para Bento Ribeiro há apenas três meses e está sem perspectiva para voltar aos palcos. Os dias vão passando e mesmo isolados, esses vizinhos vão precisar resolver as suas diferenças, na tentativa de suportar a quarentena.

Mostra especial – longa metragem

Título: Muleque Té Doido – Mais Doido Ainda

Diretor: Erlanes Duarte

Duração: 95 minutos

Gênero: Comédia

Sinopse: O quarteto aloprado conseguiu salvar Laura do terrível vilão Zé Mucura, o chefe da gangue mais temida da cidade. Mas agora os protagonistas Erlanes, Nikima, Guide e Sorriso, correm contra o tempo para salvar Luna, a filha do povo da lua, que será sacrificada para reviver o rei Dom Sebastião e libertá-lo do encantamento que o transformou em um grande touro negro e encantado com a estrela dourada na testa. Se a ressurreição acontecer, a ilha de São Luis mergulhará nas profundezas do oceano para sempre.

Sobre o Festival Guarnicê de Cinema:

Criado em 1977, o Guarnicê é o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil. O evento é realizado anualmente em São Luís por meio da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

O Guarnicê apresenta um panorama da produção audiovisual brasileira, exibindo filmes de curta e longa-metragem, além de videoclipes, reportagens e filmes publicitários. Entre os dias 17 e 24 de setembro, o Guarnicê 2021 exibiu aproximadamente 170 filmes distribuídos em 18 mostras. A programação foi acompanhada por mais de 35.000 pessoas.