Notícias

Guarnicê Itinerante encanta o público em Pinheiro e São Bento

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 17/11/2021 13h34, última modificação: 17/11/2021 13h34
Projeto que leva mostras de cinema para praças públicas mobilizou o público na baixada maranhense
UFM_3761.JPG

Levar o audiovisual para municípios do interior do Maranhão onde não há salas de cinema. A proposta é simples, mas o impacto é gigantesco. Os olhares atentos das crianças e os sorrisos dos jovens na primeira etapa do Guarnicê Itinerante revelam a nobreza do projeto realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Exibição em Pinheiro. Foto: Luciano Santos/DCOM - UFMA

O percurso do Guarnicê Itinerante 2021 começou na baixada, no dia 12. Na sugestiva Praça da Família, em Pinheiro, adultos, idosos e muitas crianças dividiam o espaço. A programação iniciou com duas animações: ‘’As Novas Aventuras do Kaiser’’ de Marcos Magalhães e ‘’A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’’ de Beatriz Ohana.

À medida em que o tempo passava, crescia o público e a atenção dos presentes. A mostra de curtas-metragens foi encerrada com as comédias ‘’Anastácio, o Vagabundo’’ de Jean Goldenberg-Boás e ‘’Murada’’ de Ralph Campos.

O ápice foi atingido com ‘’Muleque Té Doido – Mais Doido Ainda’’, fenômeno do cinema maranhense com mais de quatro milhões de visualizações no Youtube. A exibição do longa dirigido por Erlanes Duarte foi acompanhada por sorrisos praticamente ininterruptos durante uma hora e meia.

Casal assiste ''Muleque Té Doido - Mais Doido Ainda''. Foto: Luciano Santos/DCOM - UFMA

A segunda parada do Guarnicê Itinerante foi em São Bento, no dia 13. A importância da iniciativa foi ressaltada pela Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Botelho. Ela comenta que ‘’esse tipo de atração é uma raridade no município’’ e destaca que ‘’o cinema é relevante para mostrar uma outra realidade, para além da tv’’.

José Carlos também acompanhou a programação na Praça Carlos Reis. O estudante do ensino médio conheceu o Festival Guarnicê de Cinema por meio do evento e avaliou que ‘’foi ótimo apreciar os filmes, principalmente os produzidos por maranhenses’’.

Na próxima etapa, o Guarnicê Itinerante visita Chapadinha e Timon, nos dias 26 e 27, respectivamente. As últimas apresentações serão em Imperatriz e Itinga, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Além de mostras gratuitas, o Guarnicê Itinerante promove ações formativas destinadas a alunos da rede pública de ensino. O projeto é patrocinado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo do Maranhão.                                                                                                                          

Representantes da PROEC participam do Guarnicê Itinerante. Da esquerda para a direita: Rosélis Câmara, Zefinha Bentivi e Li-Chang Shuen. Foto: Luciano Santos/DCOM - UFMA