Guarnicê 2021 consolida modelo híbrido e atinge marcas expressivas

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 20/10/2021 10h47, última modificação: 20/10/2021 10h47
zefa, natalino e roselis.jpeg

Da esquerda para a direita: pró-reitora Zefinha Bentivi, reitor Natalino Salgado, vice-reitor Marcos Fábio e diretora de cultura Róselis Câmara. Foto: Luciano Pontes/DCOM

Mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Guarnicê de Cinema alcançou números relevantes na sua 44° edição. Realizado de modo híbrido entre os dias 17 e 24 de setembro, o festival teve 35.000 acessos na Plataforma Guarnicê e no aplicativo Cine Guarnicê. É a segunda vez consecutiva que o evento disponibiliza os filmes gratuitamente na internet. Em 2020 foram 14.000 visualizações.

O Guarnicê 2021 também teve cerca de 1.900 espectadores presenciais nas sessões exibidas em São Luís, nos teatros Arthur Azevedo e João do Vale.

Na internet, o festival registrou a presença de usuários de 42 países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Portugal, Mexico, França e Uruguai.

Durante sete dias, o Guarnicê exibiu aproximadamente 170 filmes distribuídos em 18 mostras. A programação contemplou obras de todos os gêneros e todas as regiões do país. Os vencedores nacionais foram o longa ‘’Favela é Moda’’, de Emilio Domingos, e o curta ‘’Portugal Pequeno’’, de Victor Quintanilha.

Entre os maranhenses, ‘’Ventos que Sopram – Maranhão’’, de Neto Borges, foi eleito o melhor longa e ‘’Curica’’, de Thiago Furtado, o melhor curta.

Ao todo, 1.152 filmes foram inscritos para competir no festival. As ações formativas tiveram 500 inscrições.

O festival

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFMA, o Guarnicê 2021 teve patrocínio do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Centro Elétrico e Equatorial Maranhão

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.