Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para ações formativas

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 27/08/2021 11h38, última modificação: 27/08/2021 11h38
35123915_620714904964029_5037284597054832640_n.jpg

As ações formativas do Festival Guarnicê de Cinema 2021 – Edição 44 foram divulgadas na sexta-feira (27). Sete oficinas serão ofertadas em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC). A programação inclui ainda três minicursos e duas masteclass. Cada oficina tem 20 vagas disponíveis. Para os minicursos e masterclass são 50 vagas. Todas as ações são virtuais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro pelo SigEventos. As oficinas e os minicursos tem carga horária de 40 horas. As masterclass de 4 horas. Os eventos fornecem certificado ao participante que comparecer a todas a aulas e entregar os exercícios propostos.

Confira as oportunidades:

Masterclass:

No dia 23 de setembro, às 14 horas, com transmissão no canal do Guarnicê no Youtube, o cineasta Murilo Santos apresenta a masterclass ‘’Olhar audiovisual: contextualização e protagonismo’’

No dia 24 de setembro, às 14 horas, será realizada no Google Meet a masterclass ‘’Storytelling’’ com apresentação de Emiliana Pomarico, relações-públicas, doutora em Ciências da Comunicação e tecnóloga em produção audiovisual. A mediação será feita por Marcos Fábio, pós-doutor em Comunicação e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Minicursos:

Todos os minicursos serão realizados entre os dias 20 e 24 de setembro, de 8 às 12h, pelo Google Meet.

O minicurso ‘’Cinema e educação em tempos de vigilância e resistência’’ será exclusivo para professores da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED). A apresentação é de Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das fundadoras da Rede KINO (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual).

O diretor e roteirista de TV e cinema, Fernando Mozart, comanda o minicurso ‘’Criatividade e Processos Criativos’’

A cientista social e doutora em cinema e estudos de gênero, Marina Fuser, apresenta o minicurso ‘’Estéticas e políticas do olhar feminista no cinema: Laura Mulvey e outras lentes’’

Oficinas:

As oficinas serão realizadas na plataforma da Academia Internacional de Cinema (AIC) sempre das 8 às 12 horas.

Entre os dias 13 e 17 de setembro acontece a oficina de roteiro, com o orientador e professor do curso de Formação Livre em Roteiro da AIC, Elzemann Neves. Todas as outras oficinas ocorrem entre os dias 20 e 24 de setembro. São elas:

Atuação, com os atores e arte-educadores Victor Silper e Tiago Andrade; direção, com a cineasta e educadora Larissa Figueiredo; fotografia, com o fotógrafo Cleumo Segond; montagem, com a professora da AIC Marilia Moraes; produção, com a coordenadora de produção no curso de Direção Cinematográfica da AIC, Erika Araújo, e som para cinema, com a cineasta e sonidista Bianca Martins.

Orientações:

Como as oficinas e os minicursos serão realizados simultaneamente entre os dias 20 e 24 de setembro, a organização pede que os interessados se inscrevam em apenas uma dessas formativas. A exceção é para a oficina de roteiro, que será realizada dos dias 13 a 17 de setembro.

Em caso de mais de uma inscrição será considerada a realizada primeiro, salvo a oficina de roteiro, que poderá ter sua inscrição acumulada com outra.

Festival Guarnicê de Cinema 2021

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorrerá entre os dias 17 e 24 de setembro, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão.

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, da Fundação Josué Montello, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousandrade, Mistika, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES).