Edição 44 do Festival Guarnicê termina hoje (24) com cerimônia de premiação

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 24/09/2021 10h47, última modificação: 24/09/2021 10h47
Inserir um título (6).png

O Festival Guarnicê de Cinema 2021 está chegando ao fim. A cerimônia de encerramento e premiação será realizada nesta sexta-feira, 24, no Teatro Arthur Azevedo, às 19h.

A capacidade do teatro está reduzida por conta da pandemia. Dos 190 ingressos disponíveis, 50 serão reservados para os realizadores maranhenses e 140 distribuídos para o público em geral. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria entre 13:30 e 18:30h. O evento é gratuito.

Não será permitida a entrada no teatro após às 19h.

A cerimônia também poderá ser acompanhada pelo Youtube, Instagram e site do festival.

Premiação

O júri técnico nacional, formado por Sabrina Fidalgo, Martin Eikmeier e Manoel Leite, vai selecionar o melhor curta e o melhor longa-metragem nacional.

O júri técnico maranhense, composto por Rose Panet, Stella Lindoso e Denis Carlos, deverá atribuir o Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão ao melhor longa e curta local. O Troféu Guarnicê também será concedido ao melhor videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário.

Os dois júris de premiação vão conceder o Troféu Guarnicê para melhor direção, melhor roteiro, direção de fotografia, montagem, trilha sonora original, desenho de som, direção de arte, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) do Maranhão também concederá prêmios nas categorias escolhidas pela instituição.

Júri popular

As votações ocorreram no site guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê. Os filmes nacionais com melhor avaliação pelo público levam para casa o Troféu Guarnicê.

O melhor filme longa ou curta metragem maranhense escolhido pelo júri popular recebe o Prêmio Assembleia e dez salários mínimos.

Novidades

Na cerimônia de premiação, também serão conhecidos os jogos que tiveram melhor jogabilidade, melhor áudio e melhor visual, de acordo com a votação popular.

Na Mostra Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência, serão conhecidos o melhor filme com recurso acessível para cegos e a melhor obra com acessibilidade para surdos.

Guarnicê 2021

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFMA, o Guarnicê 2021 tem patrocínio do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.

Durante a edição 44, o festival exibiu cerca de 170 filmes presencialmente e no site guarnice.ufma.br. Neste ano o Guarnicê também promoveu a estreia do seminário acadêmico ‘’Ciência Cine Guarnicê’’