Conheça os homenageados do Guarnicê 2021

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 10/09/2021 18h04, última modificação: 10/09/2021 18h04
capture-20210904-161241.png

O Festival Guarnicê de Cinema 2021 será aberto na próxima sexta-feira (17), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. O filme de abertura da edição 44 será ‘’O Jardim Secreto de Mariana’’, de Sergio Rezende. O diretor carioca também será o homenageado nacional do Guarnicê.

Em breve, o festival deve divulgar a programação completa do evento e os detalhes para a retirada de ingressos.

Festival Guarnicê de Cinema 2021 - Edição 44

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro em formato híbrido, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.

Conheça os homenageados

Homenageado nacional - Sergio Rezende

Consagrado diretor do cinema brasileiro, realizou 14 longas, entre os quais os mais recentes são “O Paciente – O Caso Tancredo Neves” e “Em Nome da Lei”, além dos clássicos “O Homem da Capa Preta”, “Lamarca”, “Guerra de Canudos” e “Zuzu Angel”. Premiado no Brasil e no exterior, teve seu filme “Salve Geral” indicado pelo Brasil ao Oscar 2010. Na televisão escreveu e dirigiu as três temporadas da série “Questão de Família”. Em 2018 lançou o longa metragem “O Paciente – O Caso Tancredo Neves” que foi sucesso na crítica especializada.

O Guarnicê terá uma mostra especial em homenagem a Sergio Rezende composta pelos filmes O Homem da Capa Preta, Zuzu Angel, Lamarca e Guerra de Canudos. As obras estarão disponíveis durante o festival no site guarnice.ufma.br

Homenagens locais

Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM)

O Museu da Memória Audiovisual do Maranhão – MAVAM, configura-se como fábrica, armazém e farol de memória tendo o audiovisual como principal recurso documental das ações e das manifestações artísticas, culturais, sociais e das narrativas individuais e coletivas de nossa gente. Seu objetivo é revelar e preservar as formas de expressão, celebrações, modos de fazer, lugares e personagens que fazem parte do patrimônio material e imaterial do Estado do Maranhão e do Brasil. A instituição acredita que é na reflexão e no conhecimento sobre o passado e na preservação do presente, que poderão ser construídas as pontes para o futuro.

Cleide Ribeiro Carneiro

e Sandra Maria Saraiva Pinheiro

Funcionárias da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), setor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que realiza o Guarnicê.

Contribuiram com a organização e a produção do festival em pelo menos 20 edições.