Notícias

Conheça os curadores do Festival Guarnicê de Cinema 2021

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 19/08/2021 14h28, última modificação: 19/08/2021 14h28
WhatsApp Image 2021-08-18 at 9.07.21 PM.jpeg

Na última terça-feira, 17, o Festival Guarnicê de Cinema 2021 - Edição 44 divulgou os filmes selecionados para as mostras competitivas.

Em breve, o festival deve anunciar as obras selecionadas para as mostras paralelas.

O evento ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro de maneira híbrida, com programação presencial em São Luís e ações online.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Guarnicê 2021 conta com os patrocínios do Instituto Cultural Vale, do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão, além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, da Fundação Sousandrade e da Fundação Josué Montello.

Dos 1.152 filmes inscritos no festival, 87 foram selecionados. Serão exibidos oito longas-metragens nacionais; 16 curtas-metragens nacionais; quatro longas-metragens maranhenses; dez curtas-metragens maranhenses; 37 videoclipes; cinco filmes publicitários e três reportagens (uma delas com cinco episódios).

Conheça os curadores:

Luca Palmieri

Luca Palmieri (Genova, Italia) é jornalista e organizador de eventos culturais. Formado em História e Crítica do Cinema na Universidade de Genova, foi fundador na Itália da Associação cultural Daunbailo, que apresentou em Genova jovens diretores agora famosos, como Matteo Garrone (Gomorra e o recente Pinóquio). Foi também entre os fundadores do Genova Film Festival, primeiro festival de cinema da cidade italiana. Mora no Brasil desde 2010.

Carlos Benalves

Carlos Benalves é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA; Radialista e Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (CNPq/UFMA), na linha de Estratégias Audiovisuais na Convergência; e ao Grupo de pesquisa Comunicação, Discursos, Linguagens e Memórias na Amazônia (CNPq/UFPA). Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA).  Coordenou a segunda edição do Festival Maranhense de Vídeos de Bolso, realizados pela DAC/PROEC/UFMA. Integra a curadoria do Festival Guarnicê pela sexta vez.

Antônio Fabrício

Antônio Fabrício Evangelista é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás no bacharelado em Cinema e no curso técnico de Produção em Áudio e Vídeo, campus Cidade de Goiás. Formado em Comunicação Social na Universidade Federal do Tocantins. Tem experiências em produção audiovisual, produção cultural e gestão pública. Possui especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão e atuou na área por 15 anos. 

Marcus Tulio 

Marcus Tulio é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto II do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, com as disciplinas de Fotojornalismo e Cinevideojornalismo. Desenvolve pesquisas na área de reportagem multimídia, fotojornalismo, além de participação em grupo de pesquisa em audiovisual. Atua, eventualmente, com consultoria em Publicidade e Propaganda.

Maira Rocha

Maira Rocha é professora Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos (CLLC) - Campus de São Bernardo, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura- PROEC/UFMA, sendo Coordenadora de Memórias e Exposições. Doutora em Informática na Educação pela UFRGS é Mestra em Educação, especialista em Metodologia do Ensino Superior e graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFMA.

Antônio Fabrício

Antônio Fabrício Evangelista é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás no bacharelado em Cinema e no curso técnico de Produção em Áudio e Vídeo, campus Cidade de Goiás. Formado em Comunicação Social na Universidade Federal do Tocantins. Tem experiências em produção audiovisual, produção cultural e gestão pública. Possui especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão e atuou na área por 15 anos.

Marla Silveira

Marla Silveira é produtora cultural e audiovisual, escritora e pesquisadora. Mestra em Cultura e Sociedade, pós-graduada em Gestão da Cultura e Bibliotecária-documentalista da UFMA. Publicou o livro ‘Nas entranhas do bumba meu boi (EDUFMA, 2018). Produziu os curtas ‘Bodas de papel’, dirigido por Breno Nina e Keyci Martins (2016) e ‘Que droga!’, de Ícaro Cordeiro (2016); Assina o roteiro e a direção dos documentários ‘Pelas entranhas do Bumba meu boi’ e ‘As mulheres que dominam os bois’. Produtora do documentário ‘Maria Parteira’ (aprovado no edital de audiovisual da SECMA, 2021).   Integrou o júri de curtas da 1ª Mostra Internacional de Cinema do Maranhão. Em 2020, foi curadora, coordenadora das ações formativas e produtora de conteúdo do 43º Festival Guarnicê de Cinema