44 anos de Guarnicê: festival anuncia data e novidades para 2021

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 26/05/2021 18h15, última modificação: 27/05/2021 22h27

Participantes da Jornada Maranhense de Super 8, origem do Guarnicê. Foto: Murilo Mendes

No dia 8 de setembro a cidade de São Luís – MA completa 409 anos. Uma das atrações do aniversário da capital maranhense será o Festival Guarnicê de Cinema, organizado há 44 anos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento será realizado de 17 a 24 de setembro.

Pelo segundo ano consecutivo, o Guarnicê acontecerá de maneira híbrida (com ações presenciais e online). No ano passado, neste mesmo formato, o festival promoveu a primeira sessão de cinema drive-in da história do Maranhão e bateu recorde de visualizações com sua programação online, apreciada por 14 mil espectadores de 20 países diferentes.

O caráter das ações presenciais do Guarnicê 2021 depende da situação da pandemia. A diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Profa. Dra. Roselis Barbosa Câmara, ressalta: ‘’nossa equipe tem conversado bastante sobre esse assunto. É nosso desejo realizar algumas ações da Edição 44 do Guarnicê de forma presencial, mas é claro que só vamos fazer se tivermos condições sanitárias adequadas para tanto.’’

A realização inédita do Guarnicê em 2020 foi viabilizada por meio da parceria entre a organização do Festival e a Superintendência de Tecnologia (STI) da Universidade Federal do Maranhão. Com a necessidade de se reinventar por conta da pandemia, o Guarnicê e o STI desenvolveram um site e um aplicativo para a exibição dos filmes e um canal no YouTube para receber as ações formativas.

Roselis Barbosa Câmara comenta o desafio: ‘’nós partimos do zero. O que havia era muita boa vontade de todos para o trabalho. Contamos com o direcionamento da nossa Pró-reitora (Zefinha Bentivi), a disposição do pessoal do STI, o empenho da equipe da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e o apoio do nosso reitor.’’. Ela acredita que a experiência adquirida em 2020 vai auxiliar a organização do Guarnicê – Edição 44. ’'Os aprendizados foram muitos e descobrimos caminhos que pretendemos aprimorar para 2021. Com essa experiência vamos trabalhar para que o festival seja ainda melhor’’  explica.

História

Mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Guarnicê é também o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, realizado há 44 anos pela UFMA via Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Além das mostras competitivas nacionais e locais, o Guarnicê promove ações formativas que incluem oficinas cinematográficas e palestras. Toda a programação do Festival é gratuita.

Edição 44

As inscrições no Festival Guarnicê de Cinema 2021 podem ser realizadas até o dia 7 de julho no site guarnice.ufma.br. As mostras competitivas nacionais incluem as categorias longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses podem concorrer com filme publicitário, reportagem, videoclipe, filme curtíssima-metragem, além de longa e curta-metragem. Os homenageados da edição 44, o júri e outras informações serão divulgadas no site e nas redes sociais do festival (@guarnicecinema). O público também pode entrar em contato pelo e-mail guarnice@ufma.br