Notícias

Homenagem aos Povos Indígenas

“Um Dia de Imaginação” com homenagem aos Povos Indígenas

publicado: 08/05/2025 17h07, última modificação: 22/05/2025 15h05
Edição do projeto “Um Dia de Imaginação”, desta vez em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.

“Um Dia de Imaginação” com  homenagem aos Povos Indígenas

A Biblioteca do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou mais uma edição do projeto “Um Dia de Imaginação”, desta vez em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A ação aconteceu na Escola Municipal Ezon Moreira Ferraz, e teve como público-alvo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades culturais utilizando o livro infantojuvenil como principal instrumento para ações lúdicas que estimulam a imaginação das crianças. Nesta edição, a programação foi voltada à valorização das culturas indígenas, proporcionando aos estudantes uma vivência rica e educativa por meio da literatura de autores indígenas.

As atividades desenvolvidas, foram: uma apresentação informativa sobre a Aldeia Morro Branco, localizada no município de Grajaú/MA próximo a zona urbana da cidade; uma amostra de livros de autores indígenas; a contação da história “Tupã Mirim: o pequeno guerreiro”, do escritor guarani Olívio Jekupé; além de uma dinâmica interativa baseada na narrativa e uma atividade didática com pintura, onde os alunos puderam reviver artisticamente o que aprenderam.

As atividades foram conduzidas pelas bibliotecárias Jaciara Marques e Francinete Primo, que atuam na Biblioteca do CCGR, com o apoio da discente do curso de Ciências Humanas/Geografia, Aline Machado. Todas desempenharam papel fundamental na mediação das atividades e no acolhimento das crianças durante todo o evento.

A participação da estudante Aline Machado foi marcada pelo entusiasmo e pela troca de experiências. Ao refletir sobre o momento vivenciado, ela destacou: “Foi uma experiência bem divertida estar com a turma do quinto ano. Eles foram bem receptivos e participaram de forma ativa das nossas atividades e interações, e isso fez com que eu me sentisse à vontade em pouco tempo. A experiência de hoje com eles me fez pensar que vou gostar mais do que imaginei da docência”.

A empolgação e o encantamento das crianças também foram perceptíveis. Para Rebeca Oliveira, “a parte que eu mais amei foi a história que a tia fez do Tupã Mirim, eu amei tudo demais!”. Já Melyssa Silva destacou: “eu gostei da história e da explicação dos indígenas guajajaras”. A estudante Rebecca Marinho também elogiou a iniciativa: “Eu amei tudo, a atenção e o carinho”.

Com mais uma edição concluída com sucesso, o projeto “Um Dia de Imaginação” reforça que ações como esta são essenciais para o fortalecimento dos laços entre a universidade e a comunidade local. Ao levar ações educativas e culturais às escolas do município, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos estudantes e demonstra o compromisso da Universidade Federal do Maranhão com o desenvolvimento social e o acesso democrático à educação e à cultura.

 

registrado em: ,