Inscrições prorrogadas para o curso da UNA-SUS-UFMA com o tema “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”

publicado: 22/06/2022 17h41, última modificação: 24/06/2022 08h41
LANÇAMENTO NOVO - ATENÇÃO A PESSOA COM PARALESIA CEREBRAL-12.png

Irreversível, complexa e muito comum na infância, a Paralisia Cerebral é caracterizada por significativas alterações de caráter neurológico que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo em diferentes graus de comprometimento.  Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde quanto à assistência dessa população, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições, até o dia 31 de outubro, para o curso “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral (PC)”. A capacitação tem início imediato e é ofertada com metodologia 100% on-line.

O curso aborda os cuidados em saúde ofertados à pessoa com Paralisia Cerebral, diagnóstico, fatores de risco e condições associadas, bem como os procedimentos corretos no que diz respeito aos tratamentos e acompanhamentos dessa população. Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador e disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-book, material em PDF, infográficos e questionário. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

A oferta é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).