Curso de especialização “Ciência é 10” realizará Workshop de Defesas de TCC com apresentação de 40 trabalhos científicos

publicado: 19/01/2022 17h00, última modificação: 20/01/2022 09h55
Thumbnail EADPRAVC.png

Na semana de 24 a 28 de janeiro, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizará o evento Workshop de Defesas Ciência é 10. Na ocasião, serão apresentados 40 trabalhos de conclusão de curso no evento que ocorrerá via plataforma Google Meet.

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências, em EAD, tem como objetivo qualificar professores graduados que estão atuando na rede pública de ensino e dando aulas de Ciências nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O “Ciência é 10”, como é chamado o curso, é uma iniciativa da CAPES e é integrante do Projeto Nacional Ciência na Escola, uma parceria entre MEC, MCTIC e CNPq.

“A iniciativa da CAPES visou a formação continuada de professores do ensino básico público no uso da metodologia ativa chamada Ensino por Investigação, que consiste no ensino de ciências por meio do próprio método científico de produção do conhecimento”, explicou o coordenador do curso “Ciência é 10”, professor Luís Fernando Costa.

O curso atende a uma carga horária total equivalente a 480 horas divididas em três módulos distintos, com atuação nos polos em Açailândia, Arari, São Luís, Anapurus e Barra Do Corda.

Segundo o coordenador, apesar dos desafios impostos pela pandemia, a equipe do “Ciência é 10” – composta por 18 professores, cinco tutores, uma secretária e uma estagiária – conseguiu realizar as atividades planejadas para a especialização.

“Os desafios impostos pela pandemia impediu a realização de encontros presenciais nos polos, mas para tentar compensar, a equipe realizava lives semanais para manter o engajamento dos cursistas”, apontou. De acordo com o coordenador, outros 40 alunos irão defender o TCC até abril.

Quem tiver interesse em participar do evento como ouvinte pode se inscrever, gratuitamente, no site Workshop de Defesas Ciência é 10.