Bons frutos: SEP planta sementes e lança novo projeto

publicado: 04/07/2024 10h34, última modificação: 05/07/2024 11h32
WhatsApp Image 2024-07-04 at 09.58.59 (1).jpeg

O ano de 2023 marca a primeira edição do projeto “EcosSemear” que visa articular saberes sobre saúde, arte e meio ambiente por meio de atividades educativas, criativas e inovadoras no sentido de promover modos de viver mais colaborativos, saudáveis e sustentáveis na vida das pessoas.

img4
Legenda e crédito

Promovido pelo Serviço Escola de Psicologia (SEP) do Departamento de Psicologia (DEPSI), Centro de Ciências Humanas (CCH), e pela Divisão de Projetos e Sustentabilidade (DIPROS) da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) da UFMA, o projeto “EcosSemear”, de iniciativa da psicóloga Léa Furtado e da Engenheira Agrônoma Francisca Érica, estreou no dia 6 de junho no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária Dom Delgado, em alusão à Semana do Meio Ambiente. O evento contou com a produção de “podcast” in loco publicado na plataforma Spotify, fruto da parceria com a Belll Áudio.Visual e  Rádio Universidade FM, veiculado posteriormente na emissora.

Na programação ocorreram mini oficinas como a “Reciclando Pneus”, com o artista plástico Fábio Moraes; “Compostagem e Tijolos Ecológicos”, com o Engenheiro Ambiental e professor da UFMA, Daniel Rocha, e a Roda de Conversa da Psicologia, “Pensando Verde: reflexões sobre bem-estar, saúde mental e sustentabilidade” com a professora e psicóloga Ana Beatriz. Houve também doação de mudas, feira de artesanato, exibição de filmes oriundos do acervo do festival Guarnicê de cinema da Diretoria de Assuntos culturais –DAC - PROEC e exposição de artes visuais com artistas maranhenses.

Multidisciplinaridade e Intersetorialidade

O fomento à multidisciplinaridade e intersetorialidade voltados a ações que beneficiem a comunidade não pararam.

img2

Legenda e crédito

img3

Legenda e crédito

img1

Em parceria com o projeto Universidade Promotora de Saúde, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foram ofertados diversos cuidados com a saúde durante o EcosSemear. O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS-AD de São Luís, outro parceiro do projeto, também esteve presente com exposição de produtos artísticos feitos pelos pacientes em oficinas terapêuticas. Este trabalho é importante para a promoção da saúde mental e reinserção social das pessoas em tratamento.

De acordo com Léa Furtado, uma das coordenadoras do projeto, “o EcosSemear acolhe e incentiva artistas, profissionais, professores, alunos, comunidades, serviços, empreendedores, pessoas e suas ideias semeadas ou ainda sonhadas, práticas que podem transformar vidas e nos ensinar a andar em meio ao mundo favorecendo ligações mais benéficas, menos destrutivas. Com isso, a proposta é promover ações dentro e fora da universidade”.

Desse modo, o EcosSemear apoiou o lançamento do MA Cult Podcast, produto audiofônico sobre artistas visuais maranhenses. O evento ocorreu no mês de dezembro de 2023, na Casa 155, atelier no Centro Histórico de São Luís. Na oportunidade, as pessoas presentes deixavam uma ideia ou sugestão de boas práticas de sustentabilidade e cuidados com a cidade. Depois de anotadas, as sugestões eram penduradas numa instalação em formato de árvore no meio do salão. Em troca, ganhavam uma muda de planta. As ideias estão estudadas para futura aplicação pelo Projeto EcosSemear e publicadas nas redes sociais.

Neste ano de 2024, o EcosSemear promete novas surpresas. Aguardem!

registrado em: ,