Notícias

FAPEMA aprova projetos de professores do Centro de Ciências de Balsas

publicado: 01/12/2023 19h30, última modificação: 01/12/2023 19h30

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) aprovou dois projetos de professores do Centro de Ciências de Balsas.

A professora Regina Maria Mendes Oliveira, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, desenvolverá um projeto na área de química com o título "Desenvolvimento de célula solar constituída por fotossensibilizador baseado em produto natural, fotocatalisador nanoestruturado e contraeletrodo livre de Pt para aplicação portuária na geração eletricidade e produção de hidrogênio verde (H2V)".

O objetivo do projeto é desenvolver uma célula solar de alto desempenho e baixo custo, que possa ser utilizada em aplicações portuárias. O hidrogênio verde produzido pela célula pode ser utilizado como combustível, substituindo combustíveis fósseis e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. "A célula solar pode gerar energia para as operações portuárias, além de produzir hidrogênio verde, que pode ser utilizado como combustível para veículos pesados, indústrias e geração de eletricidade", afirma a professora.

Já o professor Jefferson Fontinele da Silva, também do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, desenvolverá um projeto na área de computação com o título "Reforçando a segurança em áreas portuárias: utilizando vídeo monitoramento para proteção de pessoas".

O projeto do professor Jefferson Fontinele tem como objetivo investigar o uso de imagens e vídeos de vigilância como meio fundamental para o monitoramento da segurança de pessoas durante operações realizadas em regiões portuárias. O estudo visa compreender como a combinação de tecnologias de captura de imagem, processamento de vídeo e análise de dados pode ser otimizada para identificar riscos em tempo real, prevenir incidentes e contribuir para a melhoria das práticas de segurança em ambientes portuários.

Os projetos dos professores Regina Oliveira e Jefferson Fontinele da Silva terão duração de dois anos e receberão um investimento total de R$ 530 mil da FAPEMA.

registrado em: