Informações do Projeto Político Pedagógico
TURNO: Vespertino e Noturno
PERIODICIDADE: Anual
INTEGRALIZAÇÃO: 5 anos
CARGA HORÁRIA DO CURSO: 3.870 horas
PERÍODOS (QUANTIDADE): 10 períodos
Projeto Político Pedagógico do Curso
1. PERFIL DO CURSO
1.1 Justificativa de Criação do Curso
A cidade de Balsas está situada na região Sul do Estado do Maranhão, com população estimada em 92.144 mil habitantes (IBGE - 2015), possui aproximadamente matrículas no ensino fundamental e 4.304 matrículas no ensino médio (IBGE - 2012), uma densidade de estudantes significativa, que justifica a criação do curso de Engenharia Civil, uma vez que além de ter otimista perspectiva de demanda, a cidade também está em expansão econômica.
O profissional de Engenharia Civil, atuante em diversos setores da economia, possui grande importância no desenvolvimento socioeconômico e tecnológico de uma região. À medida que o tempo passa a demanda por estes profissionais aumenta, especialmente na região sul maranhense, que dispõe, atualmente, de apenas 35 (trinta) engenheiros civis cadastrados no órgão de regulamentação (CREA-MA), para suprir uma média de 11 (onze) municípios na região, inclusive Balsas. O Curso de Engenharia Civil com formação em dois ciclos na cidade de Balsas é tem como prioridades a formação de profissionais habilitados para atuarem no mercado de trabalho do sul maranhense.
A formação em Engenharia Civil no Brasil está entre as mais avançadas do mundo, principalmente no que concerne à tecnologia do concreto armado, evidenciadas através de pesquisas tanto de universidades quanto de empresas da área, possibilitando soluções na área de estruturas. Neste sentido, dada a conjuntura brasileira e local, qualificar profissionais nessa área por meio de universidades públicas brasileiras é relevante para o desenvolvimento socioeconômico no Brasil e, consequentemente, do município de Balsas.
Estão também relacionadas com a Engenharia Civil as áreas de desenvolvimento de novos materiais, estudo do tratamento e reaproveitamento de resíduos da construção civil e atividades nas indústrias, considerando que no contexto regional de Balsas há uma grande quantidade de investimentos no setor do agronegócio, que ao longo dos anos geraram um crescimento populacional (7.000 habitantes em 4 anos, segundo IBGE) e industrial, aumentando ainda mais a demanda desses profissionais, cuja característica marcante é a diversidade de áreas de atuação, o que facilita a integração das mesmas em quase todos os tipos de mercados.
Dessa forma o projeto pedagógico foi construído de forma colaborativa para garantir a formação de engenheiros que atuem na sociedade, com visão multidisciplinar, já que este tipo de profissional está diretamente vinculado aos cidadãos e à sua qualidade de vida, naquilo que se refere ao desenvolvimento sustentável.
A concepção da proposta do curso foi fundamentada a partir da:
- Análise de competências dos profissionais de Engenharia Civil previstas nas Resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA;
- Análise da realidade social, econômica e de infraestrutura do Estado do Maranhão;
- Análise curricular dos cursos de engenharias com modalidades Civil, conceituados com nota 5 pela ENADE;
- Análise de relatórios produtos da avaliação externa formada por professores colaboradores de instituições de ensino superior que atuam na área.
1.2 Objetivos do Curso
1.2.1 Objetivo geral
O Curso de graduação em Engenharia Civil tem como objetivo formar engenheiros civis capacitados a utilizar recursos da engenharia na solução de problemas de construção civil, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e organização.
1.2.2 Objetivos específicos
- Desenvolver um trabalho junto ao corpo discente, conscientizando-os de sua realidade e compromisso como futuro profissional da Engenharia Civil, que vivenciará na realidade de mercado;
- Identificar, a partir dos conceitos de qualidade, desenvolvimento ambiental sustentável, avanços científicos e tecnológicos estratégias para a retro-alimentação qualitativa dos estudos de engenharia civil;
- Definir estratégias de atualização do ensino para a graduação em Engenharia Civil, objetivando formar profissionais que incorporem leituras de problemas inseridos em cadeias de causas e efeitos de múltiplas dimensões;
- Formar profissionais-cidadãos com pleno conhecimento das realidades regional, nacional sem perder a leitura do contexto internacional na promoção de medidas para o bem-estar da sociedade;
- Incentivar a produção científica.
1.3 Características do Curso de Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências de Balsas, visa proporcionar a interdisciplinaridade e a livre escolha dos alunos a respeito de sua formação acadêmica, uma vez que o aluno para ingressar no curso, deve inicialmente passar pelo Ciclo Básico do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com duração de 4 (quatro) semestres no turno matutino e 2 (dois) semestres para o noturno, totalizando 2.310 (duas mil trezentos e dez) horas de disciplinas, dentre as quais estão as disciplinas do núcleo tecnológico voltados para Engenharia Civil. Esse sistema garante ao aluno um maior tempo para decidir qual a engenharia escolherá, dentre as disponíveis no Centro de Ciências Balsas, visto que há outras engenharias associadas ao BICT.
O Núcleo Tecnológico é composto por 12 componentes curriculares com um total de 750 (setecentos e cinquenta) horas, assegurando ao aluno a escolha de disciplinas ofertadas em diferentes engenharias do Centro de Ciências de Balsas, uma vez que tal núcleo foi desenvolvido para garantir a maior aproximação possível entre as disciplinas de cada engenharia, proporcionado à mobilidade dos alunos entre as engenharias e um possível enriquecimento da sua formação por meio da troca de conhecimento entre os diferentes acadêmicos.
Cumpridas as exigências do Núcleo Comum e do Núcleo Tecnológico, o discente deve dar entrada no aproveitamento de suas Atividades Complementares com 90 (noventa) horas, e defender o seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para obter o título em Bacharel em Ciência e Tecnologia. Posteriormente para prosseguir com sua formação, o aluno deverá passar pelo processo seletivo interno, conforme as regras definidas neste Projeto Pedagógico.
Após ingressar na Engenharia Civil o discente deve possuir todos os componentes curriculares cumpridos no BICT (1º ciclo), aproveitados no curso de Engenharia Civil, e somente após a conclusão do núcleo profissionalizante da Engenharia Civil que tem duração de 4 (quatro) semestres, o discente estará apto para receber o diploma de Bacharel em Engenheiro Civil.
O curso de Engenharia Civil da UFMA é um curso de dois ciclos, que é ofertado em regime integral (Vespertino e Noturno) recebendo, prioritariamente, estudantes já graduados no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA, Centro de Ciências de Balsas, ou de outras instituições, sendo esse classificado como curso de primeiro ciclo.
Para ingressar no BICT, o candidato deve realizar processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do Ministério da Educação (MEC), em fase única, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A entrada do discente no curso de Engenharia Civil será por reingresso concedido mediante realização de processo seletivo próprio para ocupação de vagas, regulamentado em Resolução específica do CONSEPE.
O curso de Bacharelado em Engenharia Civil é sediado no Centro de Ciências de Balsas, UFMA, oferece uma turma de 30 vagas por ano, em regime semestral, turnos vespertino e noturno, com carga horária total de 3.870 horas, 217 créditos, período de formação mínima em 5 anos (10 semestres) e período de formação máximo de 7,5 anos (15 semestres).
2 PERFIL DO EGRESSO
Profissional apto a dialogar com diversas áreas técnicas e comunidades, a desenvolver atividades em grupo, de forma proativa, holística e multidisciplinar, com responsabilidade socioambiental, preocupados com a qualidade do seu trabalho e dos impactos oriundos dela no meio ambiente e na sociedade.
O Curso de Graduação em Engenharia Civil almeja um profissional com formação generalista, técnica, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias. Deve ter adequada base científica para utilizar recursos da engenharia na solução de problemas de construção civil, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e organização. Para tal, sua formação acadêmica deve basear-se no conjunto das competências necessárias para a formação de um profissional flexível, que acompanhe de forma sistemática e crítica os permanentes desafios tecnológicos e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, antevendo essas mudanças, impondo e ampliando espaços, considerando e incorporando princípios de desenvolvimento sustentável que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
O engenheiro civil é, portanto, o profissional responsável pelo planejamento, projeto, construção e manutenção de obras civis, entre as quais a construção de edificações, pontes, passarelas e viadutos, de portos e aeroportos, rodovias, ferrovias, de barragens e de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, possuindo um forte embasamento físico-lógico-matemático, que contribuem na atuação com desenvoltura em vários setores da atividade humana.
Este profissional deve ter como princípio a educação continuada, como um processo permanente que garantirá a sua atuação na sociedade, de forma competente e responsável, visto que a formação profissional deve ser entendida como um processo contínuo de construção de competências que demanda aperfeiçoamento e atualização constantes.
Neste contexto, o profissional egresso do Curso de Engenharia Civil deve ser capaz de demonstrar:
- Capacidade para acompanhar as transformações sociais através de sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
- Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
- Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação e do equilíbrio do ambiente;
- Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações e exigências do mundo do trabalho.
Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) em sua Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, o curso de graduação em Engenharia Civil deve ter como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. É dentro dessa perspectiva que se propõe a orientação formativa dos alunos do curso de Engenharia Civil da UFMA.
A fim de atender as Resoluções CNE/CP 1/2004, CNE/CP 1/2012 e CNE/CP 2/2012, serão estimuladas as habilidades pessoais, tais como: criatividade, responsabilidade, pró-atividade, trabalho em equipe, ética do ponto de vista da responsabilidade social e ambiental.
Também serão estimuladas as discussões sobre as relações interpessoais, sob o ponto de vista de diversidade étnico-racial e dos Direitos Humanos, buscando formar cidadãos conscientes, com atitudes, posturas e valores adequados, que garantam o respeito aos direitos legais e a valorização da identidade. Tais temas serão abordados nas unidades curriculares obrigatórias do grupo das humanidades, como Ciência Tecnologia e Sociedade, Administração e outras como Fundamentos de Segurança do Trabalho, onde a questão do Direito é trabalhada de forma transversal. Ressalte-se ainda a preocupação com a formação de engenheiros conscientes das questões ambientais inerentes à sua atuação. Assim, a Educação ambiental será abordada transversalmente no primeiro ciclo (BICT) em disciplinas como Meio Ambiente e Sustentabilidade e Ciência Tecnologia e Sociedade.
Por fim, ressalta-se que os estudos das temáticas supracitadas poderão ainda ser aprofundados pelos alunos através de unidades curriculares optativas oferecidas no BICT (1º ciclo) e do núcleo profissionalizante.
Vale ressaltar que a sociedade espera dos egressos em Engenharia Civil o respeito e a obediência a legislação urbana, tais como os Planos Diretores das Cidades, os Códigos de Posturas municipais e o uso do solo; o exercício profissional ético e compromissado, o respeito pelo legado cultural representado pelo Patrimônio Histórico e o primado das manifestações populares, bem como às Leis Cidadãs e o desenvolvimento sustentável em suas áreas de habilidades e competências.
2.1 Competências e Habilidades
O Engenheiro Civil é o profissional com habilidades e competências para solucionar problemas que melhorem o bem-estar, a segurança e a economia usando o conceito científico-tecnológico de sua área de atuação e abrangência.
O bacharel em Engenharia Civil deverá apresentar conhecimentos nas áreas humanas e específicas, ter ética, consolidando as atitudes, habilidades e competências fundamentais ao exercício da profissão, a fim de obter-se um perfil de formação do egresso/profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, segundo Resolução CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002.
A Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, no artigo 4º determina que a formação do engenheiro tenha por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil e a sua interface com a Gestão Ambiental;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Civil;
- Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Civil;
- Desenvolver e/ou utilizar ferramentas e técnicas da Engenharia Civil;
- Participar, em equipes multidisciplinares, de pesquisas e trabalhos relativos à Gestão Ambiental de projetos e empreendimentos;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional;
- Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.