O Prof. Dr. Pedro Ottoni é um dos autores que integram a edição mais recente da renomada revista

Professor do PPGBC, Bionorte e PPGCAM tem texto publicado pela revista Science

publicado: 13/06/2022 10h11, última modificação: 13/06/2022 15h07
WhatsApp Image 2022-06-13 at 10.10.41.jpeg

Letícia Araújo/AGEUFMA

Quem dedicar um momento para realizar a leitura da última edição publicada pela revista Science, verá estampado o nome do Prof. Dr. Pedro Ottoni, docente da Universidade Federal do Maranhão, do campus Chapadinha, que publicou, juntamente com outros autores, o texto “New treaty must address ghost fishing gear” (em português: Novo tratado deve abordar as atividades de pesca fantasma) na edição N° 6598, lançada no dia 10 de junho. A publicação aborda a poluição dos oceanos, dando destaque à prática pesqueira, um assunto muito discutido ultimamente pela comunidade científica da área.

A revista Science ou Science Mazagine é uma revista científica publicada pela Associação Americana para o avanço da Ciência (AAAS) e representa uma das revistas de cunho científico mais prestigiadas do mundo, com o objetivo de disseminar importantes pesquisas e investigações originais, além de comentários, notícias e opiniões do interesse dos cientistas ao redor do mundo.

A última edição da revista, N° 6598, trouxe na capa um estudo de pesquisadores que conseguiram combinar técnicas analíticas para determinar a estrutura composta do complexo de poros nucleares humanos (NPC). Na mesma publicação ainda é possível encontrar temas como a relação entre cientistas e povos indígenas, os riscos financeiros que as mudanças climáticas podem gerar e as explicações para o declínio do nitrogênio na atmosfera.

Entre esses artigos, está a colaboração do Prof. Dr. Pedro Ottoni com outros pesquisadores, a publicação de título “New treaty must address ghost fishing gear” aborda de que maneira o novo Tratado do plástico representa um grande passo para a conservação dos oceanos. A iniciativa diz respeito à tentativa de reunião de países, pela ONU, para a criação de um tratado internacional que visa conter a poluição que o plástico causa, além de planejar a redução do uso do material.

O texto também alerta que, além do descarte inadequado do lixo plástico, deve ser dada a devida atenção aos chamados “ghost gear” (ou equipamentos fantasmas). Esse tipo de poluição é causada pelo abandono indiscriminado de materiais de pesca, um risco para a integridade do ecossistema. Os equipamentos, segundo a análise dos autores, podem servir de armadilha aos peixes, crustáceos, tartarugas e outros organismos. A melhor maneira de solucionar a questão seria através da troca de equipamentos de pesca sintéticos por opções biodegradáveis.

A publicação na Science é uma conquista significativa para a ciência brasileira. Toda a cooperação internacional em prol de temas que devem ser estudados e discutidos pela comunidade científica precisa alcançar o Brasil em maiores proporções. O texto do Prof. Dr. Pedro Ottoni, que é um estudioso sobre a conservação de peixes no Maranhão, é muito representativo para a comunidade acadêmica e científica do estado e reflete o esforço das universidades na produção de ciência e na luta contra a desinformação e o negacionismo.

Sobre o docente

O Prof. Dr. Pedro Ottoni, que apresenta um vasto currículo, é graduado em Ciências Biológicas e possui pós-doutorado em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Atualmente é professor de Zoologia, Taxonomia, Sistemática filogenética e Biogeografia da UFMA e também é credenciado ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC).

Além de atuar como líder do grupo de pesquisa "Taxonomia, biogeografia, ecologia e conservação de peixes do Maranhão", o  professor também é editor de quatro periódicos vinculados à editora científica “Pensoft”. Apesar de obter publicações em outros veículos científicos e de atuar como editor, a dedicação e pesquisa de Pedro Ottoni foi amplamente reconhecida devido ao seu escrito mais recente ter sido destaque na revista Science, o texto é dedicado à preocupação com a  conservação dos animais marinhos.