Inscrições para o PIBIC Ensino Médio iniciam no dia 05 de maio de 2022

publicado: 04/05/2022 12h47, última modificação: 04/05/2022 12h47
rrrrrr-03.jpg

A Coordenação de Programas PIBIC e PIBITI da AGEUFMA divulgou, na última quarta-feira, 04, o edital Nº 31/2022, que regulamenta a apresentação de propostas para a concessão de bolsas de iniciação científica (PIBIC-EM), na modalidade ensino médio/técnico e voluntário. As inscrições estão abertas no período de 05 a 31 de maio de 2022, até as 18h0 e devem ser realizadas através do e-mail institucional para o e-mail: ageufma.cicp@ufma.br.

O PIBIC-EM é um programa destinado ao estudante de ensino médio e visa, principalmente, despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, mediante sua participação em projetos de pesquisa; incrementar a articulação entre o ensino médio, a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a engajar estudantes do ensino médio no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição.

Todo o processo desta seleção será dividido em duas etapas:

1) Pré-seleção, no período de 01 a 08 de junho de 2022, realizada pela Coordenação de Programas PIBIC e PIBITI da UFMA, visando unicamente a adequação técnica da proposta submetida e o atendimento aos requisitos deste edital; e

2) Seleção, no período de 09 a 24 de junho de 2022, realizada pela Comissão Institucional de Iniciação Científica do PIBIC-UFMA, composta por representantes das mais diversas áreas do conhecimento. Uma vez distribuídas as bolsas entre os orientadores, estes indicarão os bolsistas em suas respectivas cotas

Cada proponente pode submeter até 03 (três) planos de trabalhos, correspondendo ao máximo de 03 (três) orientandos (bolsista ou voluntário) permitidos no edital.Por opção do pesquisador, o plano de trabalho aprovado, mas não contemplado com bolsa, poderá ser automaticamente cadastrado no PIBIC-V (Programa de Iniciação Científica - Voluntário), sendo a indicação do aluno feita da mesma forma que a do contemplado com bolsa.

A documentação necessária para a inscrição deverá ser enviada pelos orientadores ao e-mail: ageufma.cicp@ufma.br (aguardar a confirmação do recebimento) dentro do prazo previsto no edital

Para a implementação das bolsas, o pesquisador deverá encaminhar os documentos à Coordenação dos programas PIBIC e PIBITI (CICP), identificado com o nome do orientador e do bolsista, preencher a ficha que será fornecida pela Coordenação dos programas PIBIC e PIBITI (CICP) e entregá-la por e-mail ageufma.cicp@ufma.br, acompanhado dos seguintes documentos: a) Declaração do bolsista comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; b) Currículo do bolsista (modelo Lattes) (formato detalhado); c) Histórico escolar atualizado do bolsista; d) Comprovante de matrícula atualizado do bolsista; e) Cópia do CPF do bolsista; f) Cópia da Carteira de Identidade do bolsista; g) Cópia da frequência escolar ou declaração da direção de que o aluno possui o mínimo de 80% de frequência em todas as disciplinas.

• Inscrições 05/05 a 31/05/2022
  • Pré-seleção dos planos de trabalho 01/06 a 08/06/2022
  • Seleção dos planos de trabalho 09/06 a 24/06/2022
  • Divulgação de resultado parcial entre 24/06 a 19/08/2022