XIX ENEPET publica carta aberta sobre obstáculos enfrentados diante da pandemia da covid-19

publicado: 08/07/2020 18h50, última modificação: 08/07/2020 19h05

A Comissão Organizadora do XIX Encontro Nordestino dos grupos PET (Enepet), formada pelos treze grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Maranhão, divulgou em seu site e em seu perfil no Instagram uma carta aberta relatando o processo de construção do evento antes e durante o período de pandemia.

Segundo Marilda da Conceição Martins, coordenadora docente do evento e tutora do PET Conexões de Saberes Espaços Sociopedagógicos da UFMA, a carta aberta é dirigida à comunidade “petiana” (discentes, docentes e egressos do Programa) da região Nordeste e objetiva comunicar os processos de elaboração do evento e os obstáculos enfrentados diante da pandemia provocada pelo Covid-19.

“O documento busca demonstrar o respeito da Comissão Organizadora com os inscritos no evento e solicitar a compreensão dos mesmos frente aos desafios da construção e realização do encontro no atual momento que estamos vivenciando. Nós da Comissão Organizadora ressaltamos que seguimos trabalhando com afinco para que tudo seja resolvido com ética, agilidade e compromisso para com o Programa e as instituições de ensino superior brasileiras”, destacou.

A carta ainda informa sobre a reabertura, até o dia 15 de julho, do formulário de consulta sobre a viabilização do XIX Enepet ser realizado no formato on-line. “É importante o preenchimento do formulário por todos aqueles que compõem o Programa na região nordestina e de egressos que desejam participar do encontro. Assim, conseguiremos ter um alcance de público e uma amostragem maior do que foi recolhida no último prazo estabelecido pela comissão”, pontuou Camila Alves Machado Sampaio, tutora do PET Ciências Sociais da UFMA e membra da Comissão Organizadora.

Acesse a Carta Aberta

Saiba mais

A cidade de São Luís tinha sido escolhida como sede do encontro em 2020, após assembleia do último Enepet, realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2019. A 19ª edição ocorreria entre os dias 18 a 21 de abril deste ano, na Universidade Federal do Maranhão, porém, em virtude da pandemia, foi adiada sem data prevista para sua realização. O adiamento foi deliberado pela Comissão Organizadora em conformidade com a portaria de suspensão do calendário acadêmico e de eventos da UFMA e de um decreto estadual que suspendeu as aulas em instituições de ensino superior no Maranhão.