Notícias
Veja como a UFMA se mobilizou na primeira semana
SÃO LUÍS - Desde que a pandemia do coronavírus e da Covid-19 chegou ao Brasil e atingiu todas as regiões do país, a Universidade Federal do Maranhão, assim como várias outras instituições federais do país, tomou uma série de medidas de segurança, que foi iniciada com a determinação e divulgação da Portaria GR Nº 190/2020 - MR pelo Comitê Operativo de Emergência de Crise da UFMA, que suspendeu as aulas presenciais por trinta dias, a contar do dia 17 de março a 16 de abril deste ano.
A partir da decisão, foram emitidas outras normativas tendo em vista a prevenção da comunidade acadêmica, como a Instrução Normativa Progep nº 1/2020, que suspendia o atendimento ao público nos ambientes administrativos e explicitava outras medidas para o período de trinta dias, culminando na Resolução Nº 1.978-CONSEPE, que suspendeu o calendário acadêmico e ordenou o funcionamento das unidades administrativas — independentemente da área de execução — por meio remoto, estando suspensos os atendimentos presenciais, dentro do mesmo período, além de uma nota informando como seriam executados os serviços administrativos e essenciais à instituição.
Paralelamente, a UFMA intensificou as ações de limpeza nos câmpus e também divulgou informações acerca do funcionamento remoto e da suspensão de atividades presenciais nas bibliotecas, Procuradoria Federal, Assuma, Colégio Universitário, Protocolo e Arquivo e da Pró-Reitoria de Gestão e Transparência. A Universidade, respeitando as determinações da Portaria GR Nº 190/2020 - MR, suspendeu a realização de eventos e os cursos de línguas estrangeiras.
A Universidade não para
Ao longo de uma semana, a Universidade Federal do Maranhão também promoveu ações importantes, com destaque para o empenho que é realizado pelo Hospital Universitário em servir à saúde da população maranhense. O HU-UFMA também adotou medidas de prevenção, tais como a suspensão de consultas e cirurgias eletivas, assim como visitas aos pacientes, por prazo indeterminado, em todas as unidades, a fim de evitar aglomerações, principalmente em área hospitalar. O Hospital também formou um serviço de teleorientação, com especialistas ligando para os pacientes.
Mesmo com a suspensão das aulas no Colégio Universitário por trinta dias, para que não houvesse maiores atrasos na carga horária prevista para o ano letivo escolar, atividades e aulas foram disponibilizadas no SIGAA. O sistema também é utilizado por alunos de graduação para acessar materiais deixados por docentes, para que os estudantes não fiquem muito afastados dos conteúdos durante o período de reclusão.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) também realizou ações para levar os alunos residentes até suas casas, provendo todas suas despesas (viagem e alimentação), além de traslado entre as rodoviárias e as casas dos alunos. A Proaes também realiza o acompanhamento dos residentes que decidiram ficar no Câmpus, com visitas presenciais e remotas para inspeção e estoque de alimentos.
A Universidade também dispõe de um portal eletrônico de periódicos acadêmicos, com revistas e e-books que podem ser acessados facilmente, com trabalhos de diversas áreas e um acervo plural em conhecimento produzidos na própria Instituição. Conheça mais sobre dois destes periódicos, a “Revista Cambiassu” voltada para estudos em comunicação social, e a “Revista Bibliomar” do Departamento de Biblioteconomia, com trabalhos em arquivística, museologia e temas em geral.
Tem perguntas sobre o funcionamento da UFMA? Obtenha esclarecimentos
Veja também os esclarecimentos da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o novo coronavírus