Notícias

Veja as ações que o Departamento de Ações Culturais mantém remotamente durante a prevenção

publicado: 18/04/2020 18h36, última modificação: 21/04/2020 12h28

Devido à pandemia do coronavírus e às políticas de isolamento social, as atividades ligadas à UFMA e suas dependências também sofreram mudanças. As casas de cultura da Universidade, Palacete Gentil Braga e Palácio Cristo Rei, foram fechadas, visando à saúde dos funcionários e às futuras realizações de eventos, contudo alguns trabalhos foram mantidos, de forma remota, como a catalogação do acervo bibliográfico no Palácio Cristo Rei.

Segundo a Professora Li-Chang Shuen, diretora de Assuntos Culturais, a primeira medida tomada pelo DAC foi a suspensão das atividades presenciais nas duas casas de cultura. O Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, foi fechado ao público, juntamente com a suspensão de todas as atividades artísticas.

Eventos e atividades como coral, oficinas artísticas, Festival Guarnicê e exposições não têm data prevista para retornar, mesmo assim, segundo a professora, a equipe responsável pelo Festival Guarnicê de Cinema e Festival Maranhense de Coros tem trabalhado na adequação dos projetos, captação de recursos e na reformulação dos dois festivais.

A diretora também ressaltou a importância da cultura disseminada pela internet, sobretudo nos tempos atuais. “Em períodos de crise, as pessoas precisam de refúgio, e a arte é uma forma de encontrar alívio, sentido em meio ao caos. O consumo de produtos culturais durante a pandemia cresceu no mundo todo, a arte faz parte de nossa vida, este momento serve para demonstrar que, sem ela, passar por ele seria ainda mais doloroso”, concluiu.