UFMA participa do congresso da Andifes com webconferência sobre os desafios na pandemia

publicado: 17/06/2020 16h00, última modificação: 17/06/2020 18h27

Na manhã desta quarta-feira, 17, foi realizada uma webconferência entre integrantes da gestão da UFMA, para discutir as ações da Universidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A apresentação das ações foi feita pelo vice-reitor Marcos Fábio, a pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra e a pró-reitora de Extensão e Cultura Zefinha Bentivi.

No início, o professor Marcos Fábio apresentou um panorama das principais ações que a UFMA realizou nesses 90 dias de aulas presenciais suspensas. Dentre as ações mostradas, destacaram-se  a suspensão do calendário acadêmico, atividades remotas para os servidores, a criação do Comitê Operativo de Emergência de Crise (COE-UFMA), antecipação de colações de grau de forma remota, com mais de 130 alunos da saúde formados no período, colações de grau especiais, calendário acadêmico especial 2020.3, reposição do calendário acadêmico 2020.1.

O recente site criado pela UFMA “EaD Para Você” foi um exemplo de adoção de medidas eficientes perante o cenário atual, para a capacitação de professores para ministrar  aulas de forma remota, como suporte de plataforma, materiais e metodologias. Também foram citados os projetos de pesquisa específicos relacionados à Covid-19, que, até o dia 29 de maio, já somavam 29 pesquisas.

Em relação às ações de assistência social, as campanhas de arrecadação e distribuição de insumos para o Hospital Universitário da UFMA também foram mostradas na reunião.

Na sua fala, a pró-reitora Zefinha Bentivi contou sobre o projeto “Máscaras Pela Vida”, uma iniciativa da UFMA em parceria com empresas patrocinadoras e costureiras para produção de máscaras para atender a comunidade da região Itaqui-Bacanga. Ela aproveitou para enaltecer as parcerias, internas e externas, que possibilitam o desenvolvimento das ações da sua pasta.

Zefinha Bentivi também relacionou os diversos projetos de interação e engajamento social envolvendo arte e cultura desenvolvidos neste período de pandemia, como o projeto “Do Nosso Jeito”, pautado na diversão e arte, com diversos artistas e atrações locais para a comunidade, por meio de lives no Instagram. Falou sobre o futuro lançamento do projeto “Memórias da UFMA”, podcasts com conteúdo informativo referente à história da instituição.

A pró-reitora Isabel Ibarra abordou, na sua fala, as mudanças que tiveram que ser feitas por causa da pandemia, visto que toda a programação de gestão estava prevista presencialmente, e precisou ser refeita com perspectiva da efetivação remota do calendário acadêmico. Sobre as expectativas futuras, declarou: “O período 2020.1 tem que ser retomado, temos de avaliar todas as modificações que estamos pensando em fazer e encaminhar para o Ministério da Educação”.  Após as falas, as participantes responderam às questões apresentadas pelo púbico.

Houve, na sequência, também dentro da programação da Congresso da Andifes, a webconferência "Cenário epidemiológico do coronavírus no MA e as ações do HU-UFMA no enfrentamento da Covid-19”, com a participação de Luciana Machado – Relações Públicas e coordenadora da ASCOM do HU-UFMA, professora doutora  Joyce Lages - Superintendente do HU-UFMA e professor doutor Antônio Augusto Silva - epidemiologista, prof. do Curso de Medicina da UFMA.