UFMA participa de webconferência do COGECOM

publicado: 17/06/2020 17h00, última modificação: 17/06/2020 18h31

A UFMA, por meio da Diretoria de Comunicação, participou da webconferência do COGECOM – Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais. O evento é parte do I Congresso da ANDIFES – Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, que ocorre nos dias 17 e 18 de junho.

Logo na abertura, feita pelo diretor do Colégio, Márcio Guerra, professor e diretor de Imagem Institucional da  UFJF, foi exibido um vídeo, produzido pelo Cogecom, com um panorama das ações das universidades federais no combate ao coronavírus. Foi mostrada uma ação de cada instituição, construindo um mosaico de iniciativas.

Após o vídeo, Eduardo Martinez, professor da Unipampa e vice-diretor do Cogecom, usou a palavra para defender o valor da comunicação nos processos institucionais das IFES, defendendo que a concepção das IFES passe a ser “uma mesa de quatro pés: ensino, pesquisa, extensão e comunicação”.

A próxima a falar foi a palestrante convidada, jornalista e pesquisadora, Sabine Righetti, que fez um panorama do cenário da ciência, da pandemia e da divulgação científica no Brasil. Ela destacou, entre outros aspectos, os desafios da ciência no país diante da má qualidade da educação, dos movimentos anticiência e o trabalho dos profissionais de comunicação que, com a pandemia, se transformaram em jornalistas de ciência.

A palestrante também destacou a visibilidade que a ciência e a universidade, com seus pesquisadores, tomaram nestes últimos tempos. “Nunca na história da ciência tantos cientistas de tantas áreas da ciência estiveram voltados a uma única área”. Segundo ela, o Brasil está entre os 15 países no mundo que mais publicam sobre o coronavírus. A ciência ganhou uma forte presença na imprensa. Segundo Sabine, esse cenário contrasta com os problemas da educação e da ciência no Brasil.

A pesquisadora explicou o funcionamento do projeto de pesquisa da Agência Bori Comunicação, uma agência de notícias especializada em jornalismo científico, que possui banco de fontes e recebe cadastro para jornalistas de universidades, com o fim de ampliar a divulgação da ciência brasileira.

Em seguida, o presidente da Andifes fez uma saudação aos participantes da webconferência, reforçando os compromissos da entidade na defesa de uma universidade pública e democrática.

Depois da palestra, os participantes puderam fazer perguntas e interagir sobre o tema debatido.