ERGONOMIA

UFMA lança cartilha para auxiliar na ergonomia durante o trabalho remoto

publicado: 30/06/2020 16h48, última modificação: 30/06/2020 16h48
UFMA lança cartilha para auxiliar na ergonomia durante o trabalho remoto.jpg

A Divisão de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFMA preparou um material com orientações de ergonomia para que os servidores da Universidade realizem suas atividades profissionais, em casa e com saúde.

Desde que iniciaram as atividades remotas, uma das adaptações da comunidade acadêmica foi o trabalho em estilo “home office”, o qual requer atenção e cuidados para com a saúde dos trabalhadores. Nesse modelo de trabalho, inovador para muitos, a autonomia, a flexibilidade de horários e a variedade de locais onde a atividade pode ser desempenhada, especialmente na residência, passam a ser controlados pelo próprio servidor e, nesse momento, ter disciplina é fundamental e indispensável para a produtividade do trabalho.

A escolha do local para desempenho das atividades é de extrema importância para manter a concentração necessária para realizar as tarefas, assim como manter uma postura corporal adequada. Uma dica é não utilizar o sofá, a cama ou a mesa de jantar para essa finalidade, pois é praticamente impossível adaptá-los ao trabalho contínuo com o computador.

Manter uma postura confortável e saudável é importante, visto que ela pode afetar não somente sua produtividade de forma geral, mas também influenciar no conforto ao usar o computador, além de ajudar a prevenir possíveis doenças osteomusculares.

Clique aqui para acessar a cartilha