Notícias

UFMA é a primeira do ranking na avaliação dos programas PIBID e Residência Pedagógica no MA

publicado: 04/05/2020 20h03, última modificação: 04/05/2020 20h24

A Universidade Federal do Maranhão conquistou o primeiro lugar do estado no resultado preliminar dos editais Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Residência Pedagógica (RP). A avaliação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o resultado preliminar foi divulgado no dia 29 de abril.

Os programas têm como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica e, na UFMA, ambos estão vinculados à Diretoria de Ações Especiais (Daesp) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

A Universidade concorreu com projetos institucionais preliminarmente aprovados nos dois editais. Na seleção do Pibid, a Universidade ficou na posição 29 do ranking nacional, com a pontuação final 1305,19 de um máximo de 1500 pontos.

Já com a Residência Pedagógica, dos 254 projetos aprovados preliminarmente, a UFMA foi classificada na 59ª posição no ranking nacional com a pontuação final de 1222,68 em um máximo de 1500 pontos. Dessa maneira, a Instituição conquista o primeiro lugar do Maranhão, de acordo com os critérios adotados nos referidos Editais.

A Diretora da Daesp, Lorena Martiniano de Azevedo, ressalta que esse resultado é fruto da articulação conjunta do coordenador institucional do Pibid, professor Ângelo Rodrigo Bianchini, e da coordenadora da Residência Pedagógica, professora Raimunda Machado.

“Este excelente resultado é fruto dos esforços dos coordenadores dos programas, que trabalharam, incansavelmente, na elaboração dos projetos. Os coordenadores dos subprojetos e docentes orientadores, ambos responsáveis pelos bolsistas dos câmpus da UFMA, também foram peças-chaves na ótima avaliação dos Programas”, frisou.

Ela lembrou, ainda, que a quantidade de vagas destinadas para cada instituição de ensino superior aprovada será definida apenas no resultado final, previsto para o dia 18 de maio.