Notícias

TV UFMA inova com jornalismo dinâmico nas redes sociais

publicado: 02/04/2020 12h33, última modificação: 04/05/2020 13h17

Mesmo com a suspensão das atividades presenciais na Universidade, os colaboradores da TV estão em constante contato por meio de aplicativos de mensagem, videoconferência, e-mail e outros meios de trabalho remoto, para alimentar, em tempo real, as redes sociais da televisão universitária. A equipe interdisciplinar é composta por jornalistas, designers, relações públicas, editores de vídeo e estagiários.

A Diretora Geral da TV UFMA, professora Cecília Leite, destaca que essa é uma atuação conjunta das equipes de jornalismo e mídias sociais da TV, um trabalho fundamental nesse período de suspensão das atividades presenciais e com a televisão fora do ar. “Com o problema no nosso transmissor, estamos todos voltados às nossas redes sociais, trabalhando em home office, em ritmo intensivo, inclusive nos fins de semana, na seleção, apuração e produção de conteúdo de qualidade, buscando informar a população com agilidade e responsabilidade. O resultado tem sido bastante positivo, com um crescente engajamento do público”, enfatiza a diretora.

Nesse período também houve um aumento no número de seguidores da TV nas redes sociais, consequência do serviço prestado pela emissora. No Instagram da TV UFMA, a equipe produz atualizações diárias de prestação de serviço, informações sobre o funcionamento de órgãos públicos, além de vídeos com esclarecimentos de especialistas da área da saúde sobre aspectos relacionados aos cuidados e a prevenção em relação ao novo coronavírus. Diariamente, também são atualizados os números relativos aos casos confirmados, casos suspeitos e óbitos no Brasil e no Maranhão.

Nos stories do Instagram, também são veiculados vídeos enviados por usuários, assim como no Flash TV UFMA, com registros de fatos, devidamente apurados pela equipe, que acontecem na cidade. O trabalho de levar informação relevante também se estende ao FacebookYouTubeTwitter e Whatsapp, no número (98) 98439-1615. No aplicativo de mensagens para celular, a emissora possui uma Lista de Transmissão, com mais de 150 inscritos, que recebem diariamente os vídeos e as informações produzidos pela equipe. No YouTube, já está disponível a série de vídeos "TV UFMA contra o Coranavírus”, que traz especialistas para responder às principais dúvidas sobre o vírus.

A coordenadora do Núcleo de Mídias e Conteúdo da TV UFMA, Josie Bastos, declara que esse é um trabalho de fôlego para fomentar as redes sociais com o objetivo de difundir informações oficiais sobre a problemática do novo coronavírus. “Replicamos o conteúdo produzido pela TV também nos canais oficiais da Universidade, para somar com o trabalho das outras equipes de comunicação. O objetivo é levar informação de qualidade e checada, para que possamos passar por esse período bem-informados e educados”, ressalta.

Sobre a TV UFMA

Inaugurada em 7 de outubro de 2015, a TV UFMA é o primeiro canal universitário do Maranhão, transmitido em sinal aberto, canal 16.1 digital. A emissora pública não possui fins mercadológicos e tem como pilar levar informação à sociedade, de modo educativo, para a formação cidadã do telespectador.

Para mais informações, por favor, o telespectador deve entrar em contato com o Núcleo de Mídias e Conteúdo, pelos números (98) 3272-9104 e (98) 98439-1615, ou pelo e-mail midiastvufma@ufma.br.

Instagram: @tvufma

Twitter: @tvufmaoficial

YouTube: TV UFMA Oficial

Facebook: TV UFMA