Notícias

Tratamento da ansiedade por meio da medicina vibracional será palestra do PET Ciências Naturais de Bacabal

publicado: 13/05/2020 14h33, última modificação: 13/05/2020 15h12

O Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão promoverá uma palestra com o tema “Como tratar ansiedade em tempos de isolamento social?” no dia 15, com início às 17h. O evento será mediado pela Terapeuta Holística e Educadora Visual Vitória de Fátima Brito Borges.

A atividade será transmitida pela plataforma Zoom e terá vagas limitadas. Para participar, o interessado deverá ter baixado o aplicativo e entrar pelo link de acesso no dia e horário do encontro. Após isso, deverá informar o ID da reunião - 780 4985 075 - e a senha 2HLPXG.

Meubles Borges Júnior, docente da UFMA e tutor do PET, destaca que atualmente a sociedade vivencia momentos de muita tensão, alto estresse, preocupações e medo em decorrência da pandemia. “Vários problemas emocionais como ansiedade, estresse e dor física podem ser tratados sem a utilização de medicamentos, por meio de terapias simples, baseadas na medicina vibracional”, explica.

Esta ação pertence a um conjunto de atividades de ensino e extensão do grupo, denominada “A medicina vibracional como tratamento dos males da alma”. “O objetivo dessas atividades é divulgar a medicina vibracional como forma de tratamento paras as doenças da alma como depressão, síndrome do pânico, entre outras, por meio de palestras sobre as diversas formas de tratamento e vivências com reiki, florais de Bach, meditação, musicoterapia, técnicas de meditação, técnicas de respiração, yoga, acupuntura e reflexologia”, relata o tutor. 

Ele ainda reforça que estas ações também têm o intuito de sensibilizar as pessoas para o novo paradigma da medicina que contempla o ser humano integral, além de desmitificar a medicina vibracional por meio da apresentação de bases científicas. “Essas palestras buscam apresentar alternativas de tratamento complementar, onde o indivíduo se torna responsável pela sua saúde, sendo dessa forma o principal agente no processo de cura, possibilitando a contribuição no combate ao aumento crescente de suicídio e doenças da alma”, pontua.

Antes da suspensão do calendário acadêmico, esse ciclo de atividades estava sendo feito pelo grupo por meio de apresentações de seminários, que contava com o emprego de técnicas da medicina vibracional. “Após a apresentação das temáticas e aplicação das oficinas fazia-se debates de modo a favorecer conceitos e esclarecimento de algumas questões em torno da medicina vibracional, estimulando o espírito crítico e reflexivo”, ressalta.

Com o isolamento social, o PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal está dando continuidade em suas atividades de forma on-line, em que no dia 5 de maio realizou a palestra “O sorriso como terapia na cura dos males da alma, do corpo e do planeta”, também presidida pela terapeuta Vitória Borges. Para mais informações acesso o Instagram do PET ou site do grupo.