Saiba como doar recursos financeiros e materiais para o HU-UFMA e suas unidades

publicado: 31/03/2020 12h24, última modificação: 04/05/2020 16h08

A Universidade Federal do Maranhão, por meio de suas fundações de apoio, Sousândrade e Josué Montello, iniciou uma campanha de uma campanha de apoio e arrecadação de doações financeiras e de materiais ao Hospital Universitário, que tem duas unidades hospitalares, Presidente Dutra e Materno Infantil, e nove anexos de atendimento ambulatorial, que desenvolvem ações para o enfrentamento da Covid-19 no Maranhão.

O trabalho de arrecadação é realizado pelas fundações Sousândrade e Josué Montello. No endereço das sedes, foram montados postos para recebimento das doações. Também fica disponível uma conta corrente para receber os aportes financeiros: Agência Banco do Brasil 3846-6, conta corrente 8804-8, CNPJ 07.060.718/0001-12, com identificação FSADU FJM HU.

Confira os endereços dos pontos de arrecadação:

Fundação Sousândrade: Rua das Juçaras, Q- 44, n- 28, Renascença 01 (próximo ao laboratório Cedro Kids);

Fundação Josué Montello: Travessa Silva Jardim, 42, Centro (em frente ao Serviço de Urologia do HU-UFMA).

Confira a relação de itens que podem ser doados:

• Avental cirúrgico descartável (estéril);

• Avental hospitalar manga longa (SMS);

• Filtro HEPA para ventiladores mecânicos;

• Luva de procedimento P, M, G (uso em área de saúde);

• Máscara cirúrgica;

• Máscara N95 (BFE%);

• Óculos de proteção;

• Óculos de sobreposição;

• Papel Toalha;

• Protetor Facial;

• Touca descartável com elástico;

• Álcool etílico 70% almotolias 100ml;

• Álcool etílico 70% frasco 1000ml;

• Álcool etílico 70% gel refil 800ml;

• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, frasco 1000ml;

• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, refil.

A expectativa é receber doações de materiais necessários ao trabalho diário no Hospital, de acordo com a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages. “De fato, existe uma necessidade muito grande de insumos hospitalares para proteger aqueles que vão cuidar dos pacientes com Covid-19. Itens como máscaras e álcool gel não são essenciais para quem tem oportunidade de ficar em casa, mas, para nós, que estamos à frente da assistência à saúde, têm uma importância vital. Receber o apoio espontâneo dessas instituições é um grande reconhecimento e demonstração de confiança no nosso trabalho”, afirmou.

O reitor Natalino Salgado tem boas expectativas do sucesso da ação. “A UFMA está fazendo a sua parte, mas precisamos somar esforços com a iniciativa privada para que os serviços prestados pelo Hospital Universitário à população não sofram prejuízos com o crescimento da demanda que está por vir. O momento exige união, mas, se todos derem as mãos — empresariado, instituições públicas e privadas, poder federal, estadual e municipal — poderemos construir uma grande rede de atendimento à saúde daqueles que mais precisam. É uma campanha em prol da dignidade humana”, destacou.

A arrecadação vai durar enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus e seus desdobramentos. Para tirar dúvidas, o interessado pode ligar para o número: (98) 98882-8466.

Saiba mais

A campanha também foi lançada nas redes sociais da UFMA, do HU-UFMA, da Fundação Sousândrade e Fundação Josué Montello, pelo Instagram, Facebook, Twitter, além de ser compartilhada nos grupos de WhatsApp.