Roda virtual de conversa reúne mais de cem pessoas para discutir a educação superior on-line

publicado: 03/06/2020 12h20, última modificação: 03/06/2020 13h53

Na tarde de segunda-feira, 1º, a Diretoria Interdisciplinar de Tecnologia da Educação (Dinte) da Universidade federal do Maranhão realizou mais um webinário com o objetivo de discutir o “Planejamento, Educação Superior e cenários on-line: aprendizagem significativa em 2020”. Cerca de cem pessoas participaram do debate, que foi transmitido na plataforma Google meet e ministrado pela professora Luana Wunsch.

Com cenário de pandemia no qual estamos vivendo, a professora abordou o papel social da educação superior, além de apresentar uma estrutura da prática docente no ambiente digital. “A roda virtual de conversa discutiu as necessidades de educação pós-março de 2020 e o debate do uso das tecnologias para melhorar e diminuir o distanciamento físico com os alunos da educação superior, que é vital e emergencial nos dias de hoje. Tivemos considerações de professores da UFMA que acalentam o coração, na certeza de que eles não desistirão da docência e que acreditam que o papel deles é de inclusão e, principalmente, de influenciadores comunitários junto aos seus alunos”, frisou.

Um grande desafio, segundo a palestrante, é o da inclusão no cenário on-line. “Na tentativa de não deixar nenhum aluno para trás, temos que pensar em quais ambientes e quais ferramentas podem nos ajudar a construir comunidades de aprendizados entre professores e alunos que incluam todos – com especificidades físicas, financeiras e sociais”, apontou.

Assista na íntegra este webinário e acesse as discussões anteriores no site EAD para você da Dinte-UFMA. Acompanhe, também, a agenda dos próximos webinários programados para a primeira semana de junho. Nesta quarta-feira, 3, às 16h, o tema abordado será “Moodle x Google Classroom x Microsoft Teams e SIGAA: plataformas digitais de apoio ao ensino remoto na UFMA comparadas”.