Reitor participará de live que discutirá o papel do HU-UFMA e da Universidade na pandemia

publicado: 28/05/2020 17h03, última modificação: 28/05/2020 17h20

Nessa sexta-feira, 29, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, participará da live do médico cardiologista Joel Nunes Júnior para discutir o “Papel do Hospital Universitário e da UFMA no enfrentamento à pandemia da Covid – 19”. O evento será transmitido às 10h na rede social do cardiologista.

Graduado pela UFMA, Joel Nunes atua nas áreas de cirurgia experimental, ginecologia e obstetrícia. Atualmente é membro efetivo e pesquisador da Liga Acadêmica de Assistência Materno-Fetal e membro efetivo, pesquisador e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Experimental do Maranhão (Lacema).

Ações HU-UFMA na pandemia

O reitor Natalino Salgado, que já foi diretor geral do Hospital Universitário entre os anos de 1997 e 2007, transformou o HU-UFMA em hospital de ensino, uma referência nacional em alta complexidade, além de ampliar a Residência Médica e implantar a Residência Multiprofissional. Hoje, ele continua atuando diretamente e ligado às decisões tomadas para dar suporte ao hospital.

No combate à Covid-19, o HU-UFMA já disponibilizou 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender os casos mais graves encaminhados pelo município, que é o gestor regulador do SUS. Além disso, reservou leitos de retaguarda, que são leitos de enfermaria, para assegurar a assistência aos pacientes que já podem sair da terapia intensiva, mas ainda necessitam de atenção e cuidados especializados. “Neste momento, é importante agir com rapidez”, frisa o reitor.

Para evitar aglomerações pelos corredores do hospital, profissionais do HU-UFMA, por meio do serviço de teleorientação, acompanham os pacientes via contato telefônico que tiveram suspensas suas consultas de retorno e cirurgias agendadas.

Buscando uma atuação correta e segura na assistência dos casos da Covid-19, uma série de treinamentos foi desenvolvida entre as equipes de saúde do Hospital, chegando a mais de mil profissionais capacitados. Entre os temas abordados, estão paramentação, ventilação mecânica, parada cardiorrespiratória e intubação orotraqueal.