Reitor participa de live da Fapema

publicado: 20/05/2020 09h03, última modificação: 20/05/2020 18h07

Ontem à tarde, o professor Natalino Salgado, reitor da UFMA, participou de uma live da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. O tema foram as ações de incentivo à pesquisa em tempos de pandemia. A live foi comandada pelo presidente da entidade, André Luís Santos.

O reitor fez, de início, um panorama da sua formação e sua trajetória na UFMA, como reitor e como diretor do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).

No caso do HU-UFMA, o reitor apresentou dados de funcionamento do hospital e ressaltou o papel daquela casa de saúde como referência pública da rede de alta complexidade de atendimento. Também apresentou ações e dados sobre as iniciativas do hospital no enfrentamento à Covid-19, destacando, por exemplo, o trabalho de teleconsulta que está hoje em atividade: “em 95% das consultas, nós conseguimos dar uma orientação. E os outros 5% nós conseguimos dar um direcionamento para a rede de saúde mais próxima”, ressaltou.

No caso das iniciativas da UFMA nessa pandemia, o professor Natalino destacou as pesquisas que estão sendo feitas sobre a Covid-19, em diversas áreas. “Temos inúmeras pesquisas sendo feitas, inclusive com parcerias, como a Fapema, para a melhoria do enfrentamento. A ciência é a esperança da sobrevida no planeta Terra e, no momento em que se está enfrentando esse vírus, ela é fundamental para nós.” Destacou ainda a consciência e a iniciativa dos pesquisadores da Universidade na intervenção direta ao vírus e os passos que ainda serão dados para a descoberta e a comercialização da vacina contra o coronavírus.

O reitor também destacou que, neste momento, as atividades de pós-graduação e administrativas da UFMA estão em atividade. E as atividades da graduação voltarão em um semestre letivo especial e remoto.

Depois, como característica da live, o professor respondeu a algumas perguntas da audiência.

Perguntado sobre como o HU-UFMA vem combatendo a pandemia, o reitor apresentou ações como o treinamento massivo dos profissionais.  Sobre como ocorre a regulação dos leitos do Hospital, explicou que o HU-UFMA está inserido no SUS, que é gerido pelo município, pela SEMUS, que é quem faz a regulação e que é a SEMUS que faz a liberação da entrada do paciente. O reitor falou também sobre o funcionamento do Comitê Operacional e Emergencial na UFMA.

Respondeu a uma pergunta sobre o aumento da pesquisa dos câmpus do interior, e aproveitou para informar que está em curso a transformação de todos os câmpus do interior em centros, o que torna essas unidades mais fortes. “A partir daí, nós temos todo um encaminhamento de projetos para estimular as pesquisas nestes centros, inclusive, com a abertura de programas de pós-graduação, o que torna a pesquisa mais forte e incentiva os jovens professores e pesquisadores que estão nesses lugares”, declarou. O presidente da Fapema informou que está em andamento um edital específico para o interior, para professor visitante, que será no valor de R$ 1 milhão, que ainda será lançado.

Sobre a restrição de bolsas de iniciação científica para as áreas das ciências humanas e sociais, tanto o reitor quanto o presidente da Fapema afirmaram não fazer restrições a nenhuma área.

Perguntado sobre o pagamento dos editais pendentes, o presidente da Fapema informou que, assim que se regularize a situação do país, os pagamentos serão feitos.

Por fim, o reitor informou que é preciso, depois da pandemia, que o HU-UFMA volte às suas atividades normais. E também não descartou uma segunda onda do coronavírus e que convém estar preparado para isso. E, quanto à Universidade, disse que ela tem que continuar trabalhando, se planejando e se adaptando às novas realidades que surgirão depois da pandemia.