"Racismo e pandemia" é tema de live da TV UFMA nesta sexta-feira, 5, às 17h, com o professor Carlão

publicado: 05/06/2020 12h32, última modificação: 05/06/2020 17h56

A TV UFMA, vinculada à Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da Universidade Federal do Maranhão, promove nesta sexta-feira, 5, às 17h, em seu perfil no Instagram, a live “Racismo e pandemia”, que contará com a participação de Carlos Benedito Rodrigues da Silva (foto à esq), docente do Departamento de Sociologia e Antropologia e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFMA, com a mediação de Carolina Prazeres, comunicóloga colaboradora da TV.

A mediadora informa que os pontos de debates durante a live serão sobre o racismo, o preconceito e as diferenças raciais. “A ideia de debater essa temática surgiu sobre o que está chamando muito atenção da população mundial atualmente, que é a morte do americano negro George Floyd, por um policial branco na cidade americana de Minnesota, o que despertou manifestações em mais de 75 cidades dos Estados Unidos. No Brasil, as manifestações ocorrem principalmente nas redes sociais. O tratamento diferenciado entre negros e brancos seja pela polícia, seja pela população, é um tema que deve ser debatido sempre, até que não haja mais distinção devido à cor de pele”, comentou.

Saiba mais

Carlos Benedito Rodrigues da Silva, mais conhecido como professor Carlão, é docente titular do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da Universidade Federal do Maranhão. Detém doutorado em Ciências Sociais-Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Também é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFMA e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Ritmos da Identidade. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. É filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além de ser compositor e cantor na área cultural do Centro de Cultura Negra do Maranhão.