Projeto do HU-UFMA levará mensagens de familiares a pacientes internados

publicado: 24/07/2020 14h00, última modificação: 28/07/2020 17h53

Publicado, originalmente, em 22/07/2020, no site www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufma.

A internação hospitalar provoca um distanciamento natural do paciente com seus familiares e amigos. Os dias que eram preenchidos com atividades, trabalho, estudos, confraternizações, sofrem uma modificação para longas horas de medicação, descanso, incômodos da patologia, entre outros fatores específicos de uma rotina em ambiente hospitalar. Em tempos de pandemia, até as visitas, que têm o papel de diminuir esse vazio, passaram por adaptações.  Entretanto pequenas atitudes podem fazer a diferença. Sabe aquele vídeo relatando como foi o dia, ou uma carta contando uma boa novidade, até mesmo um desenho pintado com carinho? Eles poderão chegar a todos os pacientes internados no HU-UFMA a partir deste mês de julho.

Por iniciativa da Unidade de Humanização do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, foi disponibilizado um novo canal de comunicação entre familiares e pacientes, no qual podem ser enviadas cartas, recados, fotos, vídeos, entre outros, com o objetivo de estreitar laços e diminuir a angústia dos pacientes que estão longes dos seus.  Os interessados devem mandar suas mensagens para o e-mail palavrasquecuram@huufma.br. Após recebidas, elas serão impressas e lidas diariamente aos pacientes pela equipe do hospital.

O chefe da Unidade de Humanização, José Neres Souza, relata o que motivou o serviço a colocar em prática essa iniciativa: “Entendemos que os pacientes podem melhorar se tiverem esse apoio. Essas mensagens têm o poder de animar, de ativar e mantê-los conectados com as pessoas com quem eles conviviam no seu dia a dia antes da internação. Tivemos experiências exitosas nas UTIs covid, e isso nos incentivou a ampliar para os demais pacientes. ”

Ele acrescenta ainda que um dos pilares do cuidado é a inclusão da rede de apoio. “Queremos fortalecer esse aspecto do cuidado. Receber essas mensagens e transmiti-las provoca um resultado emocional melhor, diminui o estresse, gera uma melhor aceitação do tratamento, a fé pode ser fortalecida. Acreditamos que conseguimos fomentar, por meio dessa campanha, todos esses aspectos psicossociais.  Nosso compromisso é sempre prestar o melhor cuidado aos usuários.”

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.