Projeto Ciência & Prevenção recebe doação do CRQ 11 para produzir mil litros de álcool em gel

por Luciano Santos publicado: 21/08/2020 12h27, última modificação: 21/08/2020 12h40

Na manhã de quinta-feira, 20, o projeto Ciência e Prevenção recebeu do Conselho Regional de Química – Região 11 (CRQ 11) uma importante doação de dois mil dispensers e embalagens, além de insumos como alcalinizantes e copolímeros, para a produção de mil litros de álcool em gel.  A ocasião teve a presença do presidente do CRQ 11, José Ribamar Cabral Lopes, que é conhecido na Universidade Federal do Maranhão como Cabralzinho, uma vez que tem carreira como docente do Departamento de Química da UFMA e foi pró-reitor na gestão do ex-reitor José Maria Cabral Marques.

A doação foi concretizada por intermédio de vários conselheiros do CRQ 11, inclusive que fazem parte do quadro docente da UFMA, como José Walter, químico do Departamento de Tecnologia Química; Djavânia da Luz, docente do mesmo departamento; e Cícero Wellington Bezerra, professor do Departamento de Química; além de Rogério Telles, professor do Departamento de Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e do próprio presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José Ribamar Oliveira Filho, que é docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão.

A união de vários membros da área de química do Maranhão e do Brasil, por meio do presidente do CFQ, empolgou um dos coordenadores do Ciência e Prevenção, o professor Ulisses Magalhães Nascimento. “Estamos falando de vários departamentos da Universidade, de outras instituições de ensino superior e dos conselhos Regional e Federal trabalhando conosco para colaborar com a sociedade. Interessante que sempre falamos da participação de professores, alunos e técnicos, mas a união é muito mais ampla”, declarou o docente.

Ele também informou que no projeto já foram produzidos três mil litros de álcool em gel para HU-UFMA, instituições filantrópicas de São Luís e para a manutenção e funcionamento dos órgãos da Universidade, com fornecimento a servidores e terceirizados que estão em atividade no câmpus no período de pandemia na instituição. O Ciência & Prevenção colabora diretamente com doação de álcool em gel para 15 instituições, como Apae, Fundação Antônio Bruno, Asilo de Mendicidade de São Luís, Escola de Cegos do Maranhão; e para mais de vinte indiretamente, com doações a projetos de ação social que entram em contato, como o elaborado pelo Departamento de Enfermagem da UFMA, que montou kits de higienização e alimentação para doar a outras instituições.

O presidente do CRQ 11 elogiou bastante o Ciência e Prevenção e o envolvimento de docentes e estudantes em prol de uma causa nobre ao Maranhão. “É um trabalho fenomenal dos nossos colegas professores, em que os alunos vão aprender divulgar e expandir essa iniciativa. São todos eles que vão ensinar a todo o estado a ter um trabalho produzido por nós mesmos para a sociedade. As entidades estão colaborando, não só empresas da área da química, que observam que aqui estão as cabeças pensantes, que vão trabalhar para que nosso estado tenha um desenvolvimento perfeito no combate a essa pandemia”, enfatizou.

O procurador Educacional Institucional da UFMA e um dos coordenadores do Ciência e Prevenção, Romildo Sampaio, deu ênfase às colaborações e à formação técnica proporcionada à alunos de graduação e pós-graduação participantes do projeto. “É importante ressaltar que o CRQ se uniu a um grupo de parceiros e que o nome da UFMA auxilia a atrair mais parcerias ao objetivo principal, que é, nesse momento tão difícil, colaborar com a doação desses produtos. É uma ação que está ajudando os alunos no ponto de vista do ensino, da pesquisa e da extensão, então só temos que agradecer aos parceiros por terem entendido a ideia e nos apoiados”, realçou.