Projeto "Ciência & Prevenção" recebe doação de Kit de Purificação de Etanol da UFRJ

por Luciano Santos publicado: 06/07/2020 21h28, última modificação: 06/07/2020 21h52

A manhã de hoje foi muito especial para o projeto “Ciência & Prevenção”, que recebeu a doação de um Kit de Purificação de Etanol, que reúne um aparelho capaz de realizar filtração mais refinada do álcool e garantir maior qualidade à produção dos docentes, técnicos de laboratórios e estudantes participantes do projeto. Segundo o coordenador do “Ciência & Prevenção”, Ulisses Magalhães Nascimento, a montagem e início da utilização do aparelho ocorrerá ainda esta semana.

O sistema foi uma doação feita por meio da vice-diretora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabiana Valéria da Fonseca, que teve aprovado em um edital de financiamento da Vale um projeto para construção de seis destes Kits de Purificação, que foram utilizados em ações da UFRJ e alguns doados para outras universidades, como a Universidade Federal do Maranhão.

O professor Ulysses relatou que, por meio da indicação da BR Distribuidora – uma das empresas colaboradoras do “Ciência & Prevenção” - a professora Fabiana entrou em contato com ele e ofereceu o sistema de filtração. O docente destaca que o processo permite maior testagem da matéria-prima e eventualmente até maior produção de álcool.

“Na produção do álcool glicerinado, nós nos preocupamos sobretudo com a qualidade do produto e este sistema vai ser fundamental para termos a garantia da qualidade do álcool que recebemos. Hoje, podemos inclusive obter álcool de postos de gasolina e filtrar, porque esse sistema consegue tirar o corante presente no combustível. Abre um leque ainda maior para aquisição de etanol”, enfatizou o coordenador.

Ele também destacou que este é um aparelho que ampliará o conhecimento práticos dos estudantes da Universidade. “É um sistema bem prático e móvel. Pode ser usado em aula por alunos de Química, Química Industrial e Engenharia Química, e para testes de tratamento de resíduos químicos”, acrescentou.

Com o novo aparelho, os discentes participantes do projeto trabalharão também em uma etapa adicional, de pré-tratamento da matéria-prima. O Kit de Purificação de Etanol também poderá ser utilizado nas disciplinas de Operações Unitárias do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, onde poderão ver na prática a relevância e as nuances destes sistemas para a garantia da qualidade do produto em uma linha de produção semi-industrial, inclusive com outros produtos já que o aparelho também é capaz de filtrar água salobra, por exemplo.

O legado aos próprios estudantes é algo que deixa a professora Fabiana Valéria muito satisfeita, como ela mesma expressou por telefone. “É muito gratificante ver que o projeto chegou a essa proporção. Essa doação é uma contribuição para aqueles que atuam na linha de frente no combate à pandemia. O que é muito bom é que este sistema ficará de legado para os alunos, para suas práticas acadêmicas. Espero que este período de covid-19 passe logo e que as pessoas fiquem bem”, declarou.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Pontes, frisou relevância das parcerias institucionais. “Importante compreender que esse é um processo articulado. Estamos em um momento de ações da universidade sendo fundamentais para achar soluções e precisamos enaltecer o papel institucional, com ensino, pesquisa e extensão. Este projeto é isto: uma relação entre as atividades acadêmicas, as atividades administrativas e o papel institucional, onde a gente demonstra essa unicidade institucional em prol de um resultado coletivo”, exaltou.

Presente na ocasião, o procurador Educacional Institucional da UFMA, Romildo Sampaio, concorda com o pró-reitor e destaca a função social do projeto. “O projeto Ciência & Prevenção tem essa característica, além de neste momento de pandemia prestar esse serviço para a comunidade e instituições que precisam, temos este outro lado, do ensino, pesquisa e extensão. O recebimento desse equipamento de filtração vai permitir que se possa utilizar esses equipamentos não apenas para pesquisa, mas para aulas práticas”, declarou.

Prof colombiano Harvey Alexander, cinco anos de UFMA

O professor colombiano Harvey Alexander Villa Velez, do curso de Engenharia Química da UFMA, pontua que o Kit de Purificação atenderá bem às demandas do Ciência & Prevenção. “É um equipamento feito em uma universidade, onde se tem a engenharia aplicada. E um aparelho de pequena produção, em escala de laboratório mesmo, mas que atende aos volumes que a universidade vai precisar para um futuro próximo”, afirmou.

Saiba mais

O projeto “Ciência & Prevenção” reúne docentes, técnicos de laboratórios e estudantes da Universidade Federal do Maranhão no Laboratório de Tratamento de Resíduos da UFMA para produzirem o álcool glicerinado 80%, que é tão eficaz quanto o álcool 70%. A medida é mais uma iniciativa da UFMA diante da situação de emergência provocada pela pandemia da covid-19. A ação segue o que determinou o reitor Natalino Salgado, por meio da Portaria nº 189/2019, a qual instituiu o Comitê Operativo de Emergência decorrente do coronavírus e já doou centenas de litros de álcool glicerinado ao Hospital Universitário da UFMA e para instituições do estado.