Projeto Ciência & Prevenção realiza doações de álcool glicerinado a instituições maranhenses

publicado: 07/05/2020 16h54, última modificação: 07/05/2020 18h16

Há pouco mais de um mês, a Covid-19 chegou à capital maranhense e em curto período de tempo, atingiu grandes proporções, levando à escassez de produtos em hospitais e entidades filantrópicas. Diante da problemática, docentes, técnicos e estudantes da UFMA dos cursos de Química e Química Industrial tiveram a iniciativa de produzir álcool glicerinado 80% e realizar doações a diversas entidades que necessitavam do produto em suas atividades diárias.

A escolha deste produto foi estratégica pelo fato de os insumos necessários para produção serem mais fáceis para obtenção, além de que também iniciaram a produção de álcool em gel recentemente. O grupo atingiu outros níveis no desenvolvimento do projeto e já destina as doações para além do Hospital Universitário da UFMA, fornecendo os produtos à Fraternidade “O Caminho”, Fundação Antônio Bruno e a Apae.

Para realizar esse trabalho e conseguir atender a demanda, a equipe envolvida conta com graduandos, mestrandos e doutorandos, voluntários dos cursos de Química e Química Industrial, além de professores e técnicos dos departamentos de Tecnologia Química Industrial, Química e Engenharia Química. Uma das voluntárias, a discente Rebecca Araújo, do Curso de Química - Bacharelado, contou como tem sido a experiência e como o projeto contribui em sua formação.

“Além da experiência no laboratório e do conhecimento adquirido, é muito gratificante estar participando dessa luta contra a Covid-19 em que usamos a ciência em prol da sociedade. Com certeza é algo que irá marcar para sempre nossas vidas tanto no aspecto social como acadêmico. Além de ser um trabalho prazeroso, essa produção tem agregado bastante conhecimento a todos os voluntários, já que se trata de uma produção em larga escala e que simula o mercado de trabalho. A equipe é muito eficiente e, portanto, a produção é rápida e eficaz. Mais uma vez a Química e a Química Industrial têm demonstrado serem cursos de excelência”, relatou.

O professor coordenador do projeto, Ulisses Nascimento, do Departamento de Tecnologia Química, contou que o engajamento dos alunos no projeto os deixa muito orgulhosos, pois demonstram o interesse em sua formação profissional, bem como o papel que têm na sociedade.

“É muito gratificante participar de um projeto que contribui diretamente com a sociedade na luta contra a maior crise sanitária da atualidade. Em relação aos alunos voluntários, além de ser gratificante para eles, têm participado de um processo de produção em escala semi-industrial, sendo assim, tendo um ganho também na sua formação por essa experiência de trabalho”, afirmou.