PROAES disponibiliza atendimento on-line em saúde mental aos discentes da UFMA

publicado: 11/05/2020 17h20, última modificação: 11/05/2020 17h26

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Coordenação de Apoio ao Estudante e a Divisão de Educação e Saúde passará a oferecer serviço de orientação on-line aos estudantes dos cursos de graduação de todos os câmpus da Universidade. O serviço será fornecido em parceria com os profissionais da área da psicologia dos câmpus e do médico psiquiatra Danilo Madeira Campos Gonçalves.

As orientações serão feitas de maneira pontual e diretiva, não se configurando como psicoterapia de caráter clínico, uma vez que o modelo adotado será o de intervenção psicológica em crise relacionado ao momento social atual, tendo como objetivo principal  auxiliar na prevenção de agravos e adaptação da saúde mental dos estudantes, para que possam buscar entendimento e enfrentamento próprio frente aos aspectos relacionados ao isolamento social e as perdas reais e simbólicas envolvidas durante a pandemia e após.

Como devo fazer para buscar o atendimento?

O aluno deverá encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico educsaude.proaes@ufma.br, com a descrição “Atendimento On-line”, informando obrigatoriamente no corpo do e-mail o nome completo e número de matrícula da UFMA.  Após a solicitação, o estudante receberá um link com formulário para inscrição. As orientações serão via plataforma Google Meet, garantindo a integridade e o sigilo das informações obtidas.

A Pró-Reitoria ainda enfatiza que os casos de urgência e emergência em saúde mental não se enquadram no escopo de atendimento deste serviço de orientação fornecido, devendo o estudante, nestes casos, procurar os locais adequados para este fim, que são as Unidades de Pronto-Atendimento mais próximas de sua residência, ou entrando em contato com o Centro de Valorização da Vida, por meio do número 188.

Para mais informações, o interessado deve entrar em contato por meio do e-mail proaes@ufma.br.